O relógio de sol foi o primeiro tipo de relógio utilizado em tempos antigos para indicar a hora de acordo com luz solar. Sendo assim, era um dispositivo sem necessidade de investimento em peças mecânicas, com simples fabricação.
A princípio, os relógios do sol surgiram com obras de grandes dimensões, como os obeliscos. O mais antigo deles foi construído em 3.500 a.C, no Antigo Egito.
Entre os tipos de relógio de sol, existem os mais simples, com mostradores de superfície plana. Entretanto, algumas variações de desenvolveram com mostradores inclinados. Além disso, a marcação de tempo pelos relógios de sol inspirou a criação dos relógios de água (clepsidra) e areia (ampulheta).
Origem
No início, a medição do tempo foi desenvolvida para ajudar no controle das plantações. Isso porque os povos precisam saber quais os melhores momentos para plantar e colher, por exemplo. Algumas teorias, inclusive, acreditam que povos antigos já utilizavam sombras para marcar tempo antes mesmo do surgimento dos obeliscos.
Após a construção dos primeiros obeliscos, o relógio do sol demorou cerca de 2 mil anos para ganhar um novo formato: o de relógio de sombra. Apesar de diferentes, os dois modelos eram utilizados no Antigo Egito e na Babilônia para calcular o momento do dia de forma mais precisa.
Além dos relógios típicos do norte da África e da Mesopotâmia, houveram diferentes modelos entre as diferentes civilizações do passado. No Velho Testamento, por exemplo, há menção ao relógio de Ahaz, um relógio de sol utilizado na região de Canãa. Mais tarde, o escritor Vitrúvio, de Roma, organizou uma lista com vários relógios conhecidos na época.
No século XVI, o astrônomo Padovani escreveu uma dissertação com instruções para construção e posicionamento de modelos horizontais e verticais. Além disso, em 1620, Giuseppe Biancani publicou um manual completo com técnicas para fabricar o relógio de sol perfeito.
Como funciona
O relógio de sol é formato por uma superfície achatada, o mostrador. Ele pode ser colocado de forma plana ou inclinada, dependendo do modelo. No mostrador, então, são colocadas linhas numeradas que indicam as horas.
Para marcar o tempo, de fato, um bastão inclinado é colocado no centro do relógio. Chamado de gnômon, ele forma um ângulo com o mostrador e projeta uma sombra que muda de posição no relógio ao longo do dia.
Por causa disso, é importante destacar que o relógio só funciona com a luz solar. Além disso, ele indica apenas as horas cheias, sem marcar os minutos.
O horário correto só é marcado se o relógio estiver alinhado com o eixo de rotação da Terra. Para isso, é preciso que ele seja apontado para o norte verdadeiro, que leva em conta à latitude de onde o relógio está sendo colocado.
Como fazer um relógio de sol
O primeiro passo para construir seu próprio relógio é providenciar um mostrador. A peça deve representar um semicírculo, correspondente à metade do dia (ou a parte dele em que há luz solar).
A partir daí, o mostrador deve ser dividido em espaços iguais de 15 graus. Dessa maneira, cada trecho será correspondente a uma hora.
Com o mostrador pronto, é só encaixar uma vareta no centro da base dele, para fazer o ponteiro. Apesar de todas as peças serem fixas, você ainda precisa ajustar o relógio para ele marcar a hora certa.
Para isso, basta esperar um momento em que seu relógio marca uma hora cheia (ou seja, com zero minutos) e alinhar o relógio para que ele marque o mesmo horário. Uma boa ideia é utilizar uma bússola ou um GPS para descobrir a latitude em que você se encontra e o norte geográfico, para ajudar no posicionamento.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Britannica, Info Escola, Nova Escola
Imagens: City Collection, Aldevan, Farmer’s Almanac, Mental Floss
Essa matéria Relógio de sol – Origem, como funciona e como construir foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Relógio de sol – Origem, como funciona e como construir Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário