Se a decoração por si só inspira versatilidade, os diferentes tipos de combinações tendem a agradar ainda mais a todos os gostos. Em busca de elementos que remetam a personalidade de cada um e até para fugir do convencional, muitas pessoas optam por uma temática específica para decorar sua casa. É neste contexto que está inserido um estilo pouco usual, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos entre moradores, designers e arquitetos. Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo deixou de ser tendência e veio para ficar.
O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados. “Os grandes aliados desse tipo de decoração são os ambientes amplos, com móveis de linhas simples e sóbrias em estilo minimalista; a luminosidade natural intensificada através de grandes janelões; o uso de cores claras e pálidas, com destaque para o branco, acentuando a luminosidade; a simplicidade dos objetos e artigos de decoração, com um ar mais despojado e natural; e um toque rústico através da madeira, que traz aconchego ao ambiente. Em geral, a ambientação é aconchegante, simples, tranquila e agradável. A mistura entre o tradicional e o moderno traz muita personalidade”, revela Alana Sparemberger, designer de interiores da Feeling.
Como aplicar o estilo escandinavo nos ambientes
Cada estilo tem suas particularidades e pode estar presente em detalhes do ambiente. Para criar uma atmosfera inspirada no estilo escandinavo de decorar comece pela base neutra, abusando de cores como branco, cinza e bege, combinando com elementos levemente envelhecidos. “O estilo nórdico é essencialmente minimalista. Os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas”, ensina a especialista.
Outra característica bastante presente neste tipo de decoração é a iluminação natural, com janelões e cortinas leves, ou as luzes artificiais, sempre priorizando as brancas e potentes. Aqui vale cuidar a composição para não criar sombras e escurecer o ambiente. Passar aquela sensação de que você acabou de se mudar também faz parte do estilo escandinavo. Por isso, é válido deixar lâmpadas penduradas por um fio ou quadros encostados no chão. Confira como aplicar a decoração em cada ambiente:
Salas
Nas salas, aposte em pisos brancos ou bem claros. Aliás, um dos elementos mais utilizados no estilo escandinavo é o piso de madeira pintado de branco. “Não é uma regra. Uma madeira clara com acabamento suave também pode cumprir bem a função”, complementa a designer de interiores. Para combinar, opte por sofás em cinza, bege ou branco, deixando o destaque para as almofadas e mantas, e um tapete, criando aquela sensação de aconchego. Complete a decoração com móveis em madeira rústica clara e objetos soltos pela sala.
Quartos
Nos quartos, use roupas de cama claras, priorizando o aconchego, a simplicidade e o conforto natural. Não se preocupe tanto com a arrumação. A ideia é deixá-las desarrumadas ou, se você gosta de organização, com os lençóis levemente fora do lugar. “O aspecto mais bagunçado e despojado é determinante no estilo escandinavo”, destaca Alana Sparemberger. Além disso, o armário costuma ser substituído por araras de madeira clara, levando o conceito ao extremo. A decoração é complementada por paredes brancas e janelas grandes para garantir a luminosidade.
Leia também: Mix de estilos e formas: um apê aconchegante e moderno em 67m² 148024
Quartos de bebês e infantis
Nos quartos de bebês e infantis, mais uma vez as cores claras e neutras vêm com tudo para pintar as paredes e os móveis. A mobília, no entanto, também pode ser em tons de madeira natural. Almofadas e cortinas podem seguir a mesma ideia da sala, ganhando algum destaque. “Tapetes de pele falsa e outros elementos que remetem à decoração típica de países mais frios dão um toque bem aconchegante ao quarto. A propósito, o mais importante é criar um ambiente acolhedor, bem iluminado e arejado”, conta a profissional.
Cozinhas
Nas cozinhas, a simplicidade mais do que nunca é a palavra chave. Isso já pode ser visto nos armários, em geral de madeira branca, com poucos ou nenhum toque de cor. Aqui quem ganha destaque são os elementos naturais e mais despojados. “Mesas em madeira de demolição, paredes em tijolinhos e vigas de madeira são bem-vindos. Objetos pendurados na parede ou expostos em prateleiras ajudam a dar aquele ar mais despojado e casual, característico desse estilo”, completa Alana.
6 itens típicos do estilo escandinavo
A proposta decorativa do estilo escandinavo é composta por elementos rústicos e naturais, como plantas e madeiras; tudo sempre em cores claras, formas simples e sem excesso de detalhes, para valorizar a simplicidade, palavra que dita as regras seguidas pelo estilo. Outro ponto é a mistura de móveis vintage e clássicos com objetos contemporâneos, promovendo o encontro do tradicional com o moderno. Acompanhe a lista dos itens típicos da decoração:
- Madeira: presente nos móveis, em revestimentos e objetos espalhados pela casa, a madeira traz elementos da paisagem nórdica para dentro de casa, criando a sensação de aconchego ao redor da composição neutra. Pode aparecer envernizado ou branco com o pinho, acre, faia ou carvalho.
- Tecidos naturais: utilizados para quebrar a “frieza” de um ambiente onde o branco predomina tanto nas paredes, quanto no piso e na mobília, a lã, o linho, o algodão e as peles surgem principalmente em forma de mantas no sofá, poltronas ou cadeiras.
- Plantas silvestres: em forma de flores, galhos ou folhagens, as plantas são elemento obrigatório para dar aquele ar de renovação ao ambiente e energia com o toque da natureza. Heras, pequenas árvores como carvalhos e oliveiras, arranjos ou folhas secas são os tipos mais usuais.
- Luminárias: a luminosidade faz parte do conceito que rege o estilo escandinavo. Pode ser amplamente explorada em todos os ambientes, inclusive em cores fortes ou com os fios à mostra para dar um toque moderno.
- Quadros: os quadros dispensam a parede neste tipo de decoração. A forma mais comum é colocá-los encostados no chão, mas se você é adepto do bom e velho prego, pode criar composições misturando molduras em preto e branco.
- Cerâmicas e vidros: para criar uma decoração leve e ao mesmo tempo agradável, invista em cerâmicas e vidros de cores neutras, seguindo os tons nórdicos com base no branco, cinza e bege.
Esses materiais, que fazem referência a paisagens ricas em lagos, florestas, rios e montanhas, aliados à iluminação natural, são os personagens principais do estilo, os que fazem toda a diferença na hora de decorar tendo como guia as inspirações nórdicas. Lembre-se de explorar o uso de várias luminárias na falta de janelões, já aproveitando para criar aquele clima aconchegante.
Desvende as cores predominantes no estilo escandinavo
Inspirada pelas paisagens frias da região nórdica, quem dita a paleta de cores da decoração escandinava é o branco, acompanhado por outros tons neutros, típicos do estilo, como cinza, bege, off-white, nude e tons naturais de madeira.
Para quebrar um pouco esta sobriedade provocada pelo branco em excesso, incorpore elementos mais vivos e vibrantes, com cores que criam um contraste. Vale investir em castanho, vermelho, amarelo, tonalidades de azul e verde, além de tons pastéis, sempre bem-vindos. Outra dica para romper com a monotonia do ambiente é apostar em quadros, fotografias, livros, plantas ou acessórios coloridos. Isso sem falar naqueles elementos característicos do estilo, que foram listados acima. A composição traz vida, aconchego e conforto.
Para decorar o sofá, use almofadas estampadas ou mantas com uma cor de sua preferência. Combine simplicidade e personalidade, moderno e tradicional, lembrando sempre de incorporar seu estilo, seu jeito e seu modo de viver nos detalhes para complementar a decoração.
Aprenda a criar o efeito “bem iluminado” do estilo escandinavo
Além da cor predominante, a luminosidade cumpre papel de protagonismo na decoração escandinava. Afinal, outra marca registrada desse estilo é o projeto luminotécnico. Na falta de janelas amplas e iluminação natural, tem sempre um jeito de criar o efeito de luz característico da decoração nórdica. “Para garantir um ambiente bem iluminado, ao estilo escandinavo, quando não se tem iluminação natural abundante, o ideal é investir em uma iluminação difusa com lâmpadas de luz branca com boa intensidade. Use luminárias que geram uma iluminação parelha por todo o cômodo, como os plafons, por exemplo. Evite luminárias com foco fechado, pois produzem muitas sombras e ambientes dramáticos, fugindo do estilo escandinavo”, ensina a designer.
Alana também destaca a importância das paredes brancas, que rebatem a luz, ajudando a manter um ambiente bem iluminado. E se a sua casa tiver janelões, aproveite ao máximo a luz natural. Evite cortinas ou opte por modelos com tecidos claros e fluidos para não barrar a passagem da luz. Aposte em vidros para ganhar amplitude e aumentar a reflexão da luz.
14 dicas para incrementar a decoração escandinava
Agora que você já conhece as principais características do estilo escandinavo, você pode adotá-lo por inteiro ou, se preferir, pode apenas criar aquela atmosfera nórdica através da composição de alguns elementos típicos da decoração. “Aposte em paredes claras (de preferência brancas), móveis leves e de linhas simples, elementos rústicos (madeira clara principalmente), enfim, decoração que remeta ao clima nórdico, com tapetes de pele, mantas de lã, almofadas de linho. Priorize uma iluminação natural abundante e crie uma atmosfera casual e despojada com algumas peças fora de lugar ou soltas pela casa”, complementa a especialista. Confira mais alguns itens:
- Sem excessos: mantenha a simplicidade na decoração, com espaços livres, limpos e sem muita informação. Enfeites, bibelôs ou qualquer outro objeto decorativo, devem ser utilizados com moderação.
- Formas definidas: escolha mobília com design de linhas retas, sem muitas curvas, e siga a mesma lógica para detalhes construtivos, como escadas, por exemplo.
- Pontos focais: quebre o tom sóbrio com cores vibrantes em móveis ou em detalhes que vão incrementar a decoração, como almofadas, quadros, mantas.
- Iluminação: use e abuse de luminárias de chão, parede ou teto com design minimalista e um toque de modernidade.
- Janelas em destaque: como a iluminação natural tem papel de destaque neste tipo de decoração, mantenha as janelas livres, sem adornos.
- Piso claro: independente do piso, embora a madeira seja o tipo de revestimento mais utilizado, dê preferência para cores claras.
- Indústria em alta: incorpore toques rústicos e industriais para compor o ambiente. Deixe fios à mostra, canos expostos, quadros encostados na parede.
- Preto e branco: a boa e velha combinação P&B sempre tem vez em qualquer estilo e não poderia ficar de fora da decoração escandinava. Acrescente iluminação natural e tons de madeira para dar equilíbrio.
- Detalhes em cobre: o metal também faz parte da decoração escandinava, principalmente na forma de luminárias de cobre em globo para incrementar o visual da cozinha.
- Tons de azul: embora o branco seja a cor oficial, o azul também tem grande apelo neste estilo, já que sobressai diante da combinação P&B e tons de madeira.
- Cactos à mostra: os cactos, pequenos ou grandes, surgem como fortes candidatos a romper o branco, dando vida ao ambiente monocromático.
- Números e gráficos: quadros ou calendários com números e gráficos vão bem em paredes brancas, inspiradas nos ares nórdicos.
- Ripas na decoração: as ripas de madeira harmonizam com as cores neutras e podem criar aquela sensação de aconchego ao ambiente.
- Lareiras: se você tiver espaço na sala ou no quarto, por que não uma lareira? Além de aconchego, ela reflete bem o clima nórdico.
Essa lista traz mais algumas dicas para você incorporar o estilo escandinavo na sua decoração, qualquer que seja o ambiente, mesmo que apenas em detalhes, o que vale é encontrar os elementos que mais combinam com a sua personalidade.
Inspire-se em ideias que seguem a decoração escandinava
Se você tem um estilo de vida mais clean, aprecia a luz natural e gosta de cores mais básicas, a decoração escandinava pode transformar qualquer ambiente da sua casa em um lugar leve, agradável e aconchegante para você aproveitar com sua família ou amigos. A galeria traz um mix de ideias com base no estilo escandinavo de decorar para vários ambientes: cozinhas, banheiros, quartos, salas, home office. Confira as mais belas imagens para estimular a sua criatividade!
Se a ideia é conhecer um pouco mais o estilo nórdico ou encontrar inspiração para começar a incorporá-lo no seu dia a dia, lembre-se de acrescentar toques da sua personalidade ambiente. Assim, por mais que você siga os preceitos do estilo — branco, luminosidade, simplicidade, materiais naturais — sua decoração será única, baseada nos seus gostos e no seu modo de viver.
O post Uma casa com tons neutros e muito estilo na decoração apareceu primeiro em Tua Casa.
Uma casa com tons neutros e muito estilo na decoração Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário