O Ikigai é uma filosofia de vida, que independente de uma religião ou alguma crença, ajuda no desenvolvimento humano. Sendo que, seu objetivo principal é ajudar as pessoas a encontrarem um sentido real para viver, ou seja, dando propósitos em todas as áreas da vida.
Como na área profissional, sentimental, familiar, emocional e até mesmo na área da saúde. Afinal, se tudo vai bem, a vida se torna mais satisfatória, feliz, e consequentemente, mais longa e saudável.
O Ikigai tem sua origem em um dos países mais antigos e sábios do mundo, o Japão. Mais precisamente na ilha de Okinawa, localizada no sul do país. Onde é conhecida por ser um lugar em que as pessoas são mais felizes. Onde se vivem em média mais de 100 anos, e se consideram realizadas com seus propósitos.
E assim, cada dia mais, essa filosofia de vida japonesa, vem se tornando popular no restante do mundo, como uma forma de viver por mais tempos e de maneira melhor.
Origem do Ikigai
A origem do Ikigai e seus significados históricos foi por volta do período Heian (794 a 1185), embora alguns estudiosos acreditem que sua origem tenha sido bem antes. A palavra Ikigai significa basicamente, razão pela qual se acorda de manhã ou simplesmente, razão de viver.
O Ikigai foi criado como uma filosofia de vida, uma arte capaz de ajudar as pessoas a descobrirem seus propósitos de vida. E há quem acredite que, a longevidade dos japoneses, está diretamente ligada ao Ikigai.
De acordo com a tradição japonesa, todas as pessoas possuem um Ikigai, ou seja, um propósito de vida. Porém, nem todos sabem qual é ou como viver de acordo com ele.
Como funciona
A filosofia do Ikigai busca trazer a harmonia, a longevidade, e principalmente a satisfação plena em todas as áreas da vida humana. E para isso, é usado a mandala do Ikigai, que é uma ferramenta de autoconhecimento formada por quatro círculos que são interligados.
E nessa mandala, alguns dos fatores essenciais para uma vida plena são analisados de forma profunda, são eles: paixão, profissão, vocação e missão.
Sendo que, o objetivo da análise é responder as seguintes perguntas: o que você ama, em que você é bom, algo que faz que possa ser pago, e por fim, algo que é necessário para o mundo.
Através da análise da mandala, fica mais fácil para que a pessoa possa refletir sobre suas aspirações pessoais e profissionais, seus ideais e valores, e assim fazer um alinhamento entre essas áreas e descobrir a melhor forma de buscar o equilíbrio e a harmonia, que são pontos chave no Ikigai.
No entanto, achar o Ikigai é apenas o início do processo, é necessário que se coloque em ação as respostas encontradas. Só assim poderá alcançar o objetivo do Ikigai, que é uma vida harmoniosa e satisfatória.
Afinal, se sua vida está equilibrada, você se torna mais produtivo no trabalho, mais feliz em seus relacionamentos pessoais e profissionais, seu corpo funciona melhor e mais saudável, e assim por diante.
Mas, de acordo com pesquisadores, o Ikigai pode mudar com a idade.
Como preencher a mandala
Inicialmente, o diagrama do Ikigai deve ser preenchido de forma bem visual, contendo os quatro elementos que envolvem as áreas essenciais da vida, que são necessárias para encontrar um sentido e propósito.
Na primeira sessão é colocado o elemento paixão, e nele são questionados as suas paixões e ambições. E as suas motivações, como por exemplo, o que te faz levantar de manhã?
Já na segunda sessão, o objetivo é entender sua vocação, questionando quais seus pontos fortes e fracos, para isso, amigos e familiares podem ajudar na resposta.
Na terceira sessão, profissão, com uma visão realista, tente enxergar onde poderia trabalhar, de acordo com suas aspirações. Porém, não se limite a apenas uma alternativa, tente várias opções possíveis.
Finalizando, na quarta sessão, missão, tente enxergar algumas questões como: qual seu propósito no mundo, o que pode fazer para ajudar os outros e a torna-lo um mundo melhor.
Em alguns casos, as respostas podem sobrepor uma nas outras, mas o mais importante é lembrar que não existe resposta certa ou errada. Mas sim, o que se encontra no centro das respostas, esse é seu Ikigai.
Ikigai funciona?
De acordo com pesquisas e estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Toho, em Tóquio, o Ikigai funciona sim. Pois o estudo apontou que há uma relação entre o sentido e significado da vida e a sua correlação com a taxa de mortalidade em idosos no Japão.
Ou seja, os idosos que levam uma vida equilibrada e tem seus objetivos de vida bem definidos, seu sistema imunológico funciona melhor, e assim, os mantêm mais saudáveis por um tempo maior. Esse seria então, o segredo de sua longevidade.
No entanto, para que o Ikigai funcione, ele deve fazer parte do cotidiano, assim será possível alcançar uma vida longa, feliz e saudável.
Coaching Ikigai
O coaching Ikigai é uma metodologia fundada nos princípios da filosofia de vida japonesa, o Ikigai. Sendo que, o treinamento é direcionado ás áreas da carreira e vida pessoal do aluno de coaching.
No treinamento, é utilizado um conjunto de ferramentas que vão trabalhar a psicologia, análise de comportamento, foco, tomada de decisão, organização, programas de neolinguística, planejamento estratégico e comunicação.
Concluindo, o Ikigai propõe para aqueles que adotam essa filosofia de vida, uma jornada de auto descobrimento, uma busca para alcançar seus objetivos e sonhos. E assim, conseguir uma vida mais equilibrada e satisfatória.
E você, sabe qual é sua razão de viver, talvez o ikigai possa te ajudar. Se gostou do nosso post, veja também: I Ching, o que é? Origem, história, significados e como usá-lo
Fontes: Beefpoint, IkBrasil, BBC, Naprática, Skdesu,
Imagens: Pinterest, Enjoy Intercâmbio, Mdemulher, ASMetro, Youtube
Essa matéria Ikigai, o que é? Como usá-lo para ter uma vida longa, feliz e saudável foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Ikigai, o que é? Como usá-lo para ter uma vida longa, feliz e saudável Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário