Você já começou a se engasgar enquanto estava comendo? Talvez isso também já tenha acontecido quando você estava bebendo alguma coisa.
Enfim, se engasgar é uma situação bastante comum e pode acontecer com todo mundo. Na maioria dos casos, o problema ocorre devido a falta de mastigação ou então por ter ingerido ar.
Entretanto, quando esse problema se torna constante, ele pode significar algo a mais. Em alguns casos, o engasgo pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, neurológicos e pneumológicos.
Esse caso acontece quando a comida desce no lugar errado. Ou seja, ao invés de seguir pelo esôfago, vai para para as vias respiratórias e pode chegar a ser fatal.
Como funciona a deglutinação
Vamos começar desde o princípio. A deglutinação é todo o processo onde o alimento é levado da boca para a faringe e depois para o esôfago. Por fim, o alimento chega ao estômago. Todo o fenômeno costuma funcionar muito bem e parte dele ainda acontece por reflexo. Mesmo assim, pequenas e complicadas operações ocorrem durante ele.
Enfim, a primeira parte do processo começa na boca. Nela o alimento é mastigado e levado até a faringe. Posteriormente a epiglote fica responsável por fechar a entrada da traqueia e levar o alimento para o esôfago e dele para o estômago.
Quando a gente respira, a epiglote faz o processo contrário. Ela abre a traqueia para que o ar possa passar. Ou seja, o ato de engasgar significa que a epiglote falhou no seu papel. Então o alimento ou líquido passa pela laringe ao invés da faringe, impedindo o ar de chegar ao pulmão.
O principal motivo que leva as pessoas a engasgar
Surpreendentemente, não é porque a comida desceu errado que as pessoas engasgam, mas isso faz parte do processo. Na verdade, a causa mais comum é uma lesão na mucosa da faringe. Esse órgão fica depois da língua e separa as vias respiratórias e a digestiva.
Essa lesão, comumente causado por causa de um refluxo gastroesofágico constante, acontece quando o esfíncter que separa o esôfago e o estômago fic aberto. Portanto, o alimento e os ácidos digestivos acabam subindo para a garganta e lesionando a mucosa.
Enfim, esse problema que leva a pessoa a engasgar aparece mais em pessoas acima de 40 anos. Além disso, as causas que são mais prováveis de desgastar esse esfíncter são hábitos alimentares ruins. Como por exemplo: excesso de álcool, cigarro, café e chocolate.
Outras causas que fazem engasgar
Apneia obstrutiva do sono
Quando a pessoa está roncando, ela acaba causando também um inchaço na faringe, além do ressecamento do órgão. Essas duas coisas fazem com que ele se lesione, dificultando a deglutição e fazendo com que seja mais fácil de engasgar.
AVC
O acidente vascular cerebral pode acabar afetando os nervos do corpo. Por consequência, isso causa o descompasso da epiglote. Ou seja, fica mais fácil de se engasgar. Esse problema é conhecido como disfagia.
Coisas comuns que fazem engasgar
- Comer deitado ou recostado
- Beber líquidos rápido demais
- Não mastigar de forma correta
- Engolir balas, chicletes e pequenos objetos (como tampas de caneta e peças de brinquedo)
Disfagia
A disfagia é vista como a Dificuldade Manifestada. Portanto, ela representa toda a dificuldade que uma pessoa sente desde a intenção de se alimentar até quando o alimento entra no estômago. Essa dificuldade acontece porque todo o processo não ocorre de forma confortável, segura e eficaz.
São sintomas da disfagia:
- Tosse, pigarro e tentativas de limpar a garganta durante o jantar
- Voz molhada ou borbulhante, principalmente depois de beber algo
- Manter a comida parada na boca
- Passar muito tempo mastigando e demorar muito na refeição
- Sentir cansaço ou fadiga durante as refeições
- Ter falta de ar ou alteração na respiração depois de comer
O que causa
Como dito anteriormente, o AVC pode ser uma causa da disfagia. Além disso, doenças como Parkinson, Alzheimer e outras demências também podem auxiliar no quadro do problema. Assim como traumatismos cranianos, esclerose lateral amiotrófica, infecções, cirurgias cardíacas, de cabeça e de pescoço, paralisias cerebrais e envelhecimento.
Como tratar
O fonaudiólogo é o responsável por tratar uma pessoa com disfagia. Com ele o paciente vai fazer exercícios para melhorar a deglutição. Além disso, aprenderá algumas técnicas para que a alimentação se torne algo seguro, prazeroso e sem riscos para a saúde.
O que não fazer quando uma criança engasgar
Sacudir a criança de cabeça para baixo
A gravidade realmente ajuda a desengasgar, contudo não é necessário colocar uma criança de cabeça para baixo. Colocá-la com o tronco para baixo e dar batidinhas leves nas costas é o suficiente. Portanto, bata com a mão em formato de concha na região das escápulas. Isso vai fazer com que o alimento (ou objeto) seja expulso.
Colocar o dedo na garganta
Tentar puxar o objeto só funciona se ele estiver visível e se for realmente possível puxá-lo. Caso contrário, fazer isso vai acabar fazendo com que o objeto seja empurrado e faça a criança engasgar ainda mais.
Fazer a manobra de Heimlich
Essa manobra só é eficiente em crianças maiores e adultos. Enfim, quando a criança ainda é muito nova, é muito difícil achar a posição correta para pressionar o local exato.
Dar água
Dar água é uma boa solução para quando a pessoa está entalada e não engasgada. Ou seja, os líquidos não ajudam nada na hora de desengasgar, na verdade, podem trazer um problema mais sério. Porque a comida, ou objeto, pode parar no pulmão.
Outras dicas para a criança não engasgar
- Não guarde objetos pequenos em lugares de fácil acesso
- Evite oferecer alimentos duros ou difíceis de mastigar
- Por outro lado é necessário ensinar a criança a mastigar muito bem antes de engolir
- Corte os alimentos em pequenos pedaços, para que, se necessário, a criança consiga engolir inteiro
- Evite comprar brinquedos que possuem peças pequenas
- E por fim, não deixe uma criança brincando com balão de festa sem supervisão
Então, gostou da matéria? Em seguida leia:
Imagens: Meionorte, Saudemelhor, Prodiet, Uol, Uol, Jr, Vitaclinica, Oncofisio, Crya, Amarepedriatria, Tribunahoje, Jornalnh, Youtube e Mundoblw
Fontes: H9j, Regenerati, Tuasaude, Minhavida, G1 e Abc
Essa matéria Engasgar, como funciona? O que causa e como evitar em crianças foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Engasgar, como funciona? O que causa e como evitar em crianças Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário