sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?

Certamente, existem muitas pessoas que possuem um terrível pavor a cobras, mas nem todas são tão perigosas. Porém, existe um grupo desses animais que devemos tomar certa distância e ter um maior cuidado. São elas chamadas de víbora, fazendo parte de um grupo de serpentes venenosas.

As víboras são repteis vertebrados e possuem presas bastante afiadas. Bem como fazem parte da família dos vipérideos. Em suma, elas são serpentes do tipo venenosas com grande habilidade de dar o bote. Sendo assim extremamente perigosas.

Sendo um animal bastante adaptável, está presente em quase todos os países do mundo, com exceção da Austrália e Antártica. Assim como os tipos mais conhecidos de víbora são jararaca, cascavel, surucucu, víbora da morte, víbora cornuda, víbora do gabão e víbora de russel. No Brasil podemos encontrar Jararacas, Surucucus e Cascavéis.

Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?
Cascavel – Info Escola

Características de uma Víbora

As víboras são ovovivíparas, possuem cabeça triangular, característica essa das serpentes venenosas, assim como são extremamente ágeis. Sua dentição também é bastante apta para a inoculação de veneno em suas presas.

Suas principais características são presença de fosseta loreal, seus órgãos sensoriais, olhos pequenos com pupilas em formato vertical. Também possuem escamas alongadas e ásperas, cauda curta com a ponta bruscamente afinada além de hábitos noturnos.

Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?
Jararaca – Canal ciências criminal

Algumas dessas serpentes podem chegar a medir até 3 metros de comprimento, porém conseguem se camuflar bem nos lugares em que habitam. Isso é resultado das suas cores que variam entre bege, verde e preto. Fazendo com que elas passem despercebidas muita das vezes, um fator excelente na hora de se esconder dos inimigos ou dar o bote em sua presa.

A espécie de víbora europeia possui um tipo de acasalamento bem diferente das outras. O macho passa a língua na pele da fêmea, bem como vibra todo o seu corpo contra ela. E as fêmeas procuram machos fortes e saudáveis para que a sua prole tenha mais chances de sobreviver.



O veneno da víbora

A serpente víbora não sai para caçar. Ela geralmente espera sua presa se aproximar, para enfim dar o bote e injetar seu veneno. Como consequência sua presa morre logo depois, pois seu veneno é bastante poderoso.

Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa?
Víbora dando o bote – Reptossaurus

Então é importante procurar ajuda médica imediatamente caso for picado por uma víbora. Os primeiros 30 minutos são fundamentais para salvas a sua saúde. Também é muito importante lavar o local com sabão e aplicar gelo.

Do mesmo modo nunca faça torniquetes ou cortem o local da picada, isso pode gerar infecções. Assim como não é bom que aplique folhas de plantas, ervas, pó de café, pasta de dente ou qualquer outra substancia, pois pode contaminar a picada.

No mais, sempre ficar atento ao andar em áreas de florestas e matas. Pois como se camuflam facilmente com a vegetação é complicado identifica-las. E ser for picado, corra para um hospital.

Gostou da nossa matéria? Então confira também: Cobra mais venenosa do mundo, qual é? Qual a potência de seu veneno?

Cobra – Características, como saber se é venenosa + curiosidades

Fonte: Escola Britannica, Estudo prático e Ninha Bio

Imagem destacada: Youtube

Essa matéria Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa? foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Víbora – Quais os perigos de ser picado por essa serpente venenosa? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário