Você já pensou em um mundo perfeito? Uma sociedade sem problemas, na qual todos vivem em paz e harmonia, bem como todos os sistemas operam de uma forma consistente. Essa é a ideia de utopia.
Antes de mais nada a palavra “utopia” é bem comum no dia a dia. Normalmente, ela é usada como argumento ou contra-argumento na hora de discutir sobre civilizações puras ou hipotéticas. Todavia o termo tem uma profundidade maior.
Além de que o termo foi utilizado pela primeira vez na obra de Thomas More, chamada “Utopia”. No todo o livro se passa em uma ilha com um governo pacifico e perfeito. Tal obra constituiu uma crítica social à organização política da época.
Em suma, a palavra utopia é uma denominação para construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com princípios e ideias filosóficas dos seus criadores. Assim uma sociedade imaginaria fantástica e ideal, nos padrões do seu idealizador.
Recorrendo a sua etimologia, o termo vem do grego “ou+topos”, que significa “não lugar” ou “lugar que não existe. Sendo assim irreal fisicamente. Dessa forma utopia é em termos geral de um sistema ou plano, uma fantasia, uma ilusão, um sonho irrealizável.
Definição conceitual de uma utopia
O termo utopia nasceu do desejo social de um mundo idílico, bem como de maneiras de gerencia-lo. Todos esses pensamentos consistem na teoria de como deveria ser organizado de forma política uma civilização, com sociedade, estado e comunidades.
Do mesmo modo este mundo não tem uma utilidade imediata, além de não procurar adequação para a sua aplicação em um sistema político atual. No todo, quando se cria essa teoria o que se procura é uma maneira de melhorar o sistema social. Mesmo que tais teorizações tenha um alto nível de dificuldade.
Assim a partir dos termos teóricos criam-se ideias ou esquemas que são transferidos para a realidade. Deste modo surge uma forma hipotética de sociedade perfeita, com o melhor sistema possível de gerenciamento social de uma civilização.
Interpretações Utópicas
Se formos pensar no modelo de civilização perfeita, isso gera bastante discussão, já que pode ser algo ambíguo e interpretativo. Fato esse que, no decorrer da história a ideia de utopia foi mudando drasticamente.
Sendo talvez uma das mais antigas utopias temos a ideia de Platão. No geral sua sociedade seria dividida em três classe, de acordo com suas competências e habilidades. São elas classe política, militar e produtores. Deste modo a civilização teria um bom funcionamento, sendo ela perfeita e pacífica.
Entretanto temos utopia mais modernas, com um viés bem diferente da de Platão, como Socialismo utópico. Essa utopia foi criada como crítica ao capitalismo. Bem como a sua exploração para com os indivíduos, por meio da posse de sua força de trabalho.
Essa teoria se baseia no trabalho coletivo e uma sociedade cooperativa que se autogerencia. Em resumo, com o apoio mutuo de todos os indivíduos seria possível alcançar um perfeito funcionamento social.
Utilidades da utopia
Certamente até o momento entendemos o que é utopia. Todavia, qual a sua utilidade, já que ela é um modelo abstrato de sociedade? Ai que entramos nos prazeres e desejos dos seres humanos.
A utopia nos permite identificar um objeto a ser alcançado. E isso não é algo banal, afinal nós humanos sempre estamos motivados a buscar o melhor. Com isso, ao avaliarmos uma utopia encontramos 4 utilidades possíveis para essa teoria. São elas crítica, avaliadora, esperançosa e orientadora.
Critica pelo fato de que uma utopia nos faz pensar nas organizações sociais de uma forma mais crítica. Sendo assim podemos avaliar o sistema social atual e observar possíveis mudanças necessárias.
Avaliadora, bem como relacionada com a citada acima. Pois as utopias são como teorias reflexivas para estudo de diferentes métodos de organizações sociais. Assim como conhecer melhor o nosso sistema político e social.
Esperançosa do ponto de vista mais humanista. Em outras palavras, essas teorias utópicas nos traz a esperança de um dia podermos conviver em uma real civilização perfeita.
E orientadora, sendo a função mais útil. Pois podemos utilizar a utopia como uma meta. Assim estabelecemos um objetivo perfeito e ideal, para assim manter o progresso continuo. Bem como não nos prendendo na falsa ilusão de que vivemos em um sistema perfeito.
“Utopia” de Thomas More
Em sua obra “Utopia”, de 1516, o escritor Thomas More nos traz uma crítica social sobre a organização política dos séculos XV e XVI. Nela sua utopia era um país pacifico e idílico. Assim como possuía um governo organizado da melhor maneira possível. Em resultado as condições de vida eram excelentes e como consequência todo o seu povo vivia feliz e em perfeita harmonia.
Uma sociedade organizada de forma racional. Portanto as casas e bens seriam de todas as pessoas, que em seu tempo livre estariam envolvidos em literatura e arte. Como também não seriam enviados a guerras, somente se necessário.
E você, possui um modelo ideal de civilização? Como ela seria? Se gostou confira também: Maias, história, cultura e contribuições da civilização maia
Celtas, quem foram? Organização social, economia, cultura e religião
Fonte: A mente é maravilhosa e Significados
Imagem destacada: Momentum Saga
Essa matéria Utopia – O que é, o que significa, como surgiu e se pode se tornar real foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Utopia – O que é, o que significa, como surgiu e se pode se tornar real Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário