Obras de arte são símbolos criados com o intuito de representar movimentos artísticos, posicionamentos e ideologias. Além disso, algumas delas objetivam contar histórias passadas de alguns povos. Sobretudo, alguns artistas veem a pintura como um meio de reflexão, na qual as pessoas passam a entender mais sobre a realidade em que vivem.
Contudo, após anos e anos, as obras de arte – que já eram parte da vivência de uma minúscula parcela da sociedade – começaram a ser vistas apenas como uma construção estética. Sobretudo porque a maioria nunca para para observá-la ou para tentar entender seu significados mais ocultos.
Assim sendo, por conta dessa mudança de pensamento, as obras de arte acabaram se normando algo muito distante da realidade da maior parte de nós. E, embora ainda sejam super valiosas, costumam ser algo que vemos, em grande parte dos casos, apenas em museus.
Por isso, para retomar esses tempos de glória, e lhe apresentar a riqueza de obras de arte que temos no mundo todo, o Segredos do Mundo listou as 15 obras de arte mais famosas de todos os tempos. Inclusive, também são obras com papel significativo para a história da arte do mundo.
Enfim, venha conferir quais são esses tesouros riquíssimos, em formatos de obras de arte.
As 15 obras de arte mais famosas do mundo
1. Mona Lisa
Primeiramente, vamos falar da obra da Mona Lisa, o quadro mais famoso de Leonardo da Vinci. A obra, inclusive, foi feita entre os anos de 1503 e 1506. De modo geral, essa pintura desperta, há séculos, a curiosidade e o interesse de vários amantes das artes plásticas. Isso se dá, principalmente, por conta da expressividade enigmática da modelo.
Basicamente, o sorriso e o olhar de Mona Lisa são as características que mais chamam atenção. E, é justamente por isso que essa obra é a mais comentada, reproduzida, valiosa e também a que mais serve como influência para diversos aspectos culturais, desde sua criação. A título de curiosidade, essa obra se encontra no Museu do Louvre, em Paris.
2. O Grito
O Grito se encontra no segundo lugar, justamente por ser considerada um ícone cultural. Até porque esta é uma das obras de arte que mais definem o movimento expressionista da época. Sobretudo, essa obra de 1893, é considerada como uma das mais famosas do artista norueguês Edvard Munch.
E claro, é considerada também uma das mais famosa de toda a história da arte moderna. Inclusive, ela é caracterizada como uma das poucas obras de arte capazes de transmitir com clareza o sentimento de angústia e o desespero do ser humano da época.
Assim sendo, por ser uma obra muito requisitada, ela é também uma das mais caras do mundo. Tanto é que, em 2012, ela foi vendida em um leilão por 119,9 milhões de dólares. Contudo, atualmente, ela se encontra exposta na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega.
3. A Noite Estrelada
Sobretudo, essa é uma das obras de arte de Vincent van Gogh, artista holandês pós-impressionista que mais se destacou. Inclusive, A Noite Estrelada, de 1889, ao contrário das outras obras, é uma das únicas pintadas sem a existência de uma paisagem real como modelo. Contudo, o artista já alegou que se inspirou nas paisagens de Provence.
A título de curiosidade, Van Gogh já ficou internado no asilo em Saint-Rémy-de-Provence, na França, para tratar problemas psicológicos. Aliás, A Noite Estrelada foi um dos 150 quadros que Van Gogh pintou enquanto esteve internado. Sobretudo, hoje, o quadro se encontra no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York.
4. O Nascimento de Vênus
Essa obra foi produzida no ano de 1483 pelo artista Sandro Botticelli. Basicamente, essa tela faz parte de uma série de trabalhos, os quais eram inspirados em relatos de obras-primas da Grécia Antiga. Sobretudo, essa ficou conhecida como uma das pinturas mais reproduzidas na cultura popular.
Tanto que você pode encontrá-la no cinema, em propagandas, na literatura, na música, e outras manifestações contemporâneas. Mas, a tela original se encontra exposta na Galeria dos Ofícios, na cidade de Florença, na Itália.
5. Guernica
A priori, essa tela foi produzida por Pablo Picasso em 1937. Sobretudo, é considerada como uma das obras mais famosas do artista e também é considerada como uma das mais importantes e simbólicas do movimento cubista. De modo geral, a importância desse quadro é o fato de possuir significado político e por apresentar uma crítica ao caos e destruição provocado pelo Nazismo.
Inclusive, essa tela é uma representação do bombardeio que a cidade espanhola de Guernica sofreu em 26 de abril de 1937, durante a Segunda Guerra Mundial. Caso queira vê-la ela se encontra no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid, Espanha.
6. As Meninas
A princípio, caso você não conheça essa pintura é considerada como uma das mais analisadas do mundo. Aliás, ela é tão analisada assim justamente por causa da sua complexidade e composição enigmática. Sobretudo, essa tela foi pintada por Diego Velázquez, em 1656. Vale ressaltar, que hoje ela se encontra no Museu do Prado, em Madrid.
Basicamente, o artista ficou conhecido por essa obra como um dos principais artistas do Século de Ouro Espanhol. Inclusive, essa tela fez parte da fase denominada por ele como “La Familia”. Até porque, ele procurou representar o cotidiano das mulheres. Tanto é que você pode perceber a presença da jovem Margarida Teresa de Habsburgo com sua corte de damas e empregados.
7. Fonte
A princípio, para você qual é o principal conceito de arte? Se você não sabe responder essa pergunta, provavelmente então você também não irá entender essa obra, e por que ela é tão importante assim. Até porque, não faz sentido um penico de cabeça para baixo fazer tanto sucesso assim, não é mesmo?
Sobretudo, essa arte foi criada em 1917, pelo artista Marcel Duchamp. Basicamente, essa arte foi criada pelo artista com o intuito de estabelecer o debate entre “Conceito x Arte”. Pois, como você pôde perceber essa obra de arte é totalmente “antiarte”. De modo geral, ele a criou como uma forma de ser provocativo e irônico. Tanto é, que ele conseguiu marcar a história da arte com essa tela.
Basicamente, ele assim como os demais artistas do movimento dadaísta acreditavam que para ser um artista a pessoa não precisa ter o “dom” de desenhar e pintar perfeitamente. Na verdade, ela só precisa ser capaz de criar algo novo, intrigante e que faz as pessoas refletirem.
8. A Liberdade Guiando o Povo
A princípio, essa obra foi criada por Eugène Delacroix, em 1830. Basicamente, ele teve como intuito comemorar a Revolução de Julho de 1830. A qual inclusive, celebra a queda do rei Carlos X de França e a ascensão de Luís Felipe, o duque de Orléans. DE modo geral, essa obra ficou conhecida como um simbolismo histórico muito forte.
Pois, ela representa ideais republicanos e nacionalistas, os quais eram defendidos pelo Iluminismo. Sobretudo, por conta dessa e de outras obras de arte ele ficou conhecido como um dos pintores franceses romantistas mais consagrados da história da arte. Atualmente, esta obra de Delacroix está exposta no Museu do Louvre.
9. Vênus de Milo
Agora vamos para uma obra de arte bem conhecida internacionalmente, e que apesar de sua popularidade ninguém sabe ao certo quando é que ela foi criada e quem a criou. Na verdade, só se sabe que provavelmente, ela foi criada no século II a.C. Contudo, ela foi descoberta em 1820, na Ilha de Milo, a qual pertencia ao Império Otomano.
Sobretudo, algumas pessoas acreditam que Alexandros de Antioquia, foi o provável escultor. Assim sendo, essa obra, conhecida como Vênus de Milo foi uma das raras obras da Antiguidade, que conseguiu se tornar um ícone popular na contemporaneidade. Enfim, como são poucas informações que se sabem sobre essa estátua, existem muitas divergências sobre a estátua.
Inclusive, não se sabe nem o motivo de ela não ter os braços. Caso tenha achado interessante, essa estátua pode ser encontrada no Museu do Louvre, em Paris.
10. A Persistência da Memória
Primeiramente, é importante destacar que essa é uma obra de bastante destaque. Além do mais, ela é constantemente referenciada como um dos quadros de maior impacto na cultura popular. Sobretudo, essa obra foi produzida em 1931, pelo pintor catalão Salvador Dalí. Vale ressaltar que hoje ele se encontra no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, nos Estados Unidos.
Sobretudo, essa obra é inclusive, uma dos principais destaques e símbolos do Surrealismo, que é um estilo artístico. Basicamente, de acordo com o pintor esse quadro foi praticamente todo feito em apenas duas horas. Mas, para concluí-lo por completo ele demorou cinco horas. Ou seja, um verdadeiro gênio, não é mesmo?
11. O Juízo Final
A princípio, essa obra é aquela enorme que ocupa a parede do altar da Capela Sistina, no Vaticano. Acima de tudo, é uma obra inspirada em uma narração bíblica, e que inclusive, reproduz imagens que representam o momento da ressurreição dos mortos e da Justiça Divina.
Sobretudo, é uma obra produzida pelo pintor italiano Michelangelo, entre os anos de 1535 a 1541. Basicamente, é uma obra produzida após um extenso conjunto de pinturas que Michelangelo já havia feito no teto da Capela (1508 – 1512), representando nove cenas do Gênesis (criação do mundo).
Contudo, A Criação de Adão, ficou considerada como uma das mais famosas. Mas, ambas as obras do pintor são consideradas como marcos da pintura Renascentista e uma das mais icônicas da história da arte. Inclusive, são essas obras que ajudou a imortalizar Michelangelo como um dos artistas mais importantes de todos os tempos.
12. Moça com Brinco de Pérola
Sabia que essa arte é também conhecida como a “Mona Lisa do Norte”? Inclusive, essa também é uma arte que não se sabe ao certo quando foi criada. Porém, muitos historiadores acreditam que o pintor holandês Johannes Vermeer a criou em 1665. Além desse mistério, essa obra se tornou ainda mais emblemática, justamente por ela não conter um significado aparente.
Aliás, esse pintor holandêsficou conhecido justamente por carregar uma “aura de mistério” em torno de seus trabalhos. Tanto é que esse quadro ganhou adaptação para os cinemas, por ser classificado como muito interessante. Podemos inclusive, destacar o filme Moça com Brinco de Pérola (2003), o qual foi baseado no romance de Tracy Chevalier, com direção de Peter Webber.
Basicamente, esse filme conta a história de como Johannes Vermeer supostamente teria criado este quadro icônico. Vale a pena conferir. Além do mais,c aso queira ver ou até mesmo saber esse quadro se encontra atualmente em Mauritshuis, em Haia, que é um dos mais importantes museus da Holanda.
13. A Ronda Noturna
Essa obra foi criada em meados de 1639 a 1642, pelo pintor e artista neerlandês Rembrandt, o qual ficou conhecido pelas suas pinturas barrocas. Sobretudo, ela foi criada como uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã, os quais desejava decorar o salão da sede da companhia.
Assim sendo, o artista criou essa tela, a qual inicialmente se chamaria “A Companhia do Capitão Frans Banning Cocq e do tenente Willem van Ruytenburch a Preparar-se para Avançar”. Inclusive, assim como esse nome o quadro também é realmente muito grande. Tanto é que ele tem uma dimensão de 5 metros de comprimento e quase 4 metros de altura.
Essa pintura ficou conhecida como o magnum opus de Rembrandt. Além do mais, ela é encontrada atualmente em exposição no Rijksmuseum, o museu nacional dos Países Baixos, localizado em Amsterdã.
14. Abaporu
Agora vamos falar de obras de arte brasileiras? De modo geral, essa tela é basicamente uma das mais conhecidas por nós brasileiros. Sobretudo, é uma arte produzida pela Tarsília do Amaral, em 1928. Inclusive, Tarsília ficou conhecida como uma das principais precursoras do Modernismo Brasileiro.
Basicamente, Abaporu é um nome de origem tupi-guarani e que significa “homem que come gente”. Essa tela, por ser tão diferente das demais, se tornou um marco inicial do Movimento Antropofágico. Basicamente, esse movimento consistia na deglutinação da cultura estrangeira, a qual chegava ao Brasil, e era adaptada para a realidade do país.
Sobretudo, Tarsília pintou essa tela como um presente de aniversário para o seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Ou seja, de presente de aniversário, ela foi para a tela brasileira mais valorizada no mercado artístico mundial. Assim sendo, você pode encontrá-la no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (MALBA), na capital argentina.
15. Medusa
Essa obra retrata como você já deve conhecer retrata a figura mitológica da medusa. Essa figura é uma criatura que tem serpentes no lugar dos cabelos. Além do mais, tem o poder de transformar as pessoas em pedra, sempre que olham diretamente em seus olhos.
Assim sendo, essa tela foi pintada em 1597, por um dos pintores italianos mais notáveis de todos os tempos, Caravaggio. Atualmente, essa obra fica na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Quais dessas obras de arte você já conhecia?
Vem já conferir mais matérias do Segredos do Mundo: 10 grafites brasileiros que andam fazendo o maior sucesso no exterior
Fonte: Pensador
Imagem de destaque: Super prof
Essa matéria Obras de arte mais famosas de todo o mundo (top 15) foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Obras de arte mais famosas de todo o mundo (top 15) Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário