O pano branco é muito conhecido por apresentar manchas brancas na pele. Provavelmente, muitas pessoas pensam ser uma doença causada pelo verão, ou pela umidade. Mas não é o calor e nem a estação que são responsáveis pela micose. Ou seja, o pano branco pode surgir em qualquer estação.
A confusão pode acontecer, principalmente, por ser conhecido também como micose de praia. Mas tecnicamente a doença chama-se pitiríase versicolor. Ela não tem área específica do corpo para atingir. Ou seja, pode acontecer em qualquer parte do corpo. No entanto, sobretudo, nas partes mais oleosas.
Mas você sabe exatamente do que se trata a micose? Como evitá-la? Qual o tratamento? Conheça agora tudo isso e mais 5 possíveis coisas que podem desencadear o pano branco.
O que é o pano branco?
Pano branco é o nome dado, popularmente, para pitiríase versicolor. Uma micose que atinge a primeira camada da pele. Ou seja, na cama superficial. Caracterizada, basicamente, por manchas brancas, mas podendo ser também avermelhadas ou castanhas. Com isso, a coloração pode variar de pessoa para pessoa. Elas são mais frequentes em partes mais oleosas do corpo. Como, por exemplo, o tórax anterior, dorso e o couro cabeludo.
Como surge na pele?
Ele é causado, basicamente, por fungos já existentes na pele. Ou seja, elas ocorrem por conta de um anteparo físico do crescimento do fungo na região afetada. Além disso, acontece também pela inibição de melanina. Ela é a enzima responsável pela cor da pele.
Como dito anteriormente, ele é propício a surgir nas partes oleosas do corpo. Principalmente, no pescoço, couro cabeludo, dorso e tórax anterior. Pois se alimentam da gordura existente nessas partes.
Outra coisa que favorece o aparecimento do pano branco é a desnutrição, o uso de anticoncepcionais, corticoides e imunossupressores também.
Sintomas
- O principal sintoma são manchas brancas, que podem variar de avermelhadas a castanhas;
- Elas têm formato arredondado ou oval;
- São recobertas com escamas finas;
- E por fim, bastante coceira.
5 possíveis fatores que podem causar pano branco
- Excesso de sudorese;
- Imunodepressão;
- Excesso de oleosidade;
- Má higienização da pele;
- Predisposição para a doença.
Como prevenir?
O primeiro passo para manter a pele livre desse tipo de micose é simples. Mantenha uma higienização adequada de sua pele. Além disso, monte de uma rotina de cuidados. Como por exemplo:
- A higienização da pele deve ser realizada com sabonetes queratolíticos;
- No cabelo, use shampoos antifúngicos ;
- Evite usar cremes oleosos ou que aumente o nível de oleosidade nas regiões que têm predisposição para as manchas;
- Escolha usar filtros solares oil free. Pois são livres de óleos e evita que a pele fique oleosa;
- Mantenha a pele arejada;
- Após a prática de exercícios físicos tome banho;
- Opte por usar roupas frescas durante o verão;
- Caso já tenha apresentado pano branco durante o ano, saiba que existem alguns produtos que ajudam no controle de leveduras na pele.
Esses cuidados citados anteriormente devem ser seguidos, principalmente, na praia. Pois o ambiente é propício para o desenvolvimento da micose. Lembre-se também de consultar o dermatologista. Pois ele saberá melhor orientar cada caso.
Como tratar?
Pode ser tratado por meio de medicamentos. Eles podem ser sistêmicos como também orais ou antifúngicos de uso tópico. Além disso, o médico pode indicar também alguns produtos. Principalmente, para a diminuição de oleosidade das áreas atingidas.
Por isso, que para obter um tratamento adequado é preciso consultar um dermatologista.
Algumas dúvidas sobre o pano branco
Pano branco é a mesma coisa que vitiligo?
Mito. Pois são doenças de pele totalmente opostas e, sobretudo, diferentes. Ou seja, o vitiligo, geralmente, apresenta manchas muito mais claras. E também com superfície mais lisa, e às vezes mais brilhosa. Além disso, são simétricas. Ou seja, afeta quase sempre os dois lados do corpo. Como, por exemplo, os dois lados das bochechas, dois braços, duas pernas. E, sobretudo, não apresenta risco de contaminação.
Sem mencionar, também, que o pano branco é micose e o vitiligo uma doença autoimune.
Pano branco tem cura?
Não, não tem cura. Como dito anteriormente, o fungo que ocasiona a micose já é existente de forma natural na pele. No entanto, existe tratamento. Por meio de medicação, que variam de forma oral a dermocosméticos. Eles serão aplicados de acordo com o caso.
Pano branco é contagioso?
Não, ele não é contagioso. Segundo especialistas por ser de um fungo já existente na pele, ele só aparece em quem tem predisposição. E mesmo assim, só aparecem devido a fatores que influenciem a isso. Como o excesso de suor, por exemplo.
O pano branco aparece na praia?
Sim, pode aparecer durante sua estadia na praia. Isso, porque a praia reúne condições que são mais favoráveis para o desencadeamento da micose. Ou seja, o fungo gosta da umidade e do calor que a praia propícia. Por isso, também é conhecido como micose de praia.
Caso tenha gostado de saber um pouco mais sobre o pano branco. Veja também 7 explicações para aquele roxo na pele que você não sabe de onde veio
Fonte da imagem de destaque: Peeling
Essa matéria Pano branco – O que é a micose que causa manchas brancas na pele? foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Pano branco – O que é a micose que causa manchas brancas na pele? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário