Primeiramente Hanuman é, sem dúvida nenhuma, um dos deuses mais adorados pelos hindus. Por toda a Índia, estão espalhados os templos em sua homenagem. Ele viveu em função de lutar por Rama, abdicando de interesses pessoais, ou seja, focado apenas em sua devoção e serviço.
O deus é muito buscado por seus devotos quando precisam de ajuda em causas impossíveis. Isso acontece certamente por ele ser visto como o ser ideal para auxiliar nas lutas diárias, sem deixar ser enganado pelas ilusões do ego. Hanuman é um deus-macaco e embora o seu rosto ser semelhante ao do animal, seu corpo é humano.
Hanuman abriu mais de tudo para ser devoto a Rama. Sua alegria estava ligada ao do seu senhor. Suas glórias e vitórias foram cantadas para o seu rei. Foi ele quem sempre lutou e protegeu Rama e Lakshmana. Ele não possuía seguidores, reino próprio e outros luxos, o deus se tornou o maior exemplo de altruísmo. Entretanto, ele é muito adorado por todos os hindus.
A história de Hanuman
Assim como vários outros deuses, Hanuman tem várias versões de sua história. Uma delas conta que, Anjana – esposa do rei-macaco Keshari – foi uma ninfa amaldiçoada, uma apsara, e por isso ela viveria como uma macaca. Então Anjana acabou engravidando de Hanuman após receber uma visita do deus do vento, Vayu. Em contrapartida, outras versões falam que o deus é filho de Shiva, ou de alguma de suas incarnações. Daí por diante a história recebe várias outras ramificações.
Uma outra versão diz que Shiva, ao perseguir Mohini-murti dentro de uma floresta, acaba deixando derramar um pouco de seu sêmen. Inegavelmente, o líquido era considerado super poderoso e, segundo os sábios, não deveria ser desperdiçado. Em seguida, de forma mística, esse sêmen é colocado em Anjana, que engravida de Hanuman. Por fim, o deus é conhecido como filho de Shiva, Vayu, Pavan-putra e até de uma encarnação de Shiva – Shankar Suvan.
Em sua infância, Hanuman tentou atacar o sol ao confundi-lo com uma manga. O deus-sol buscou ajuda com Indra e este, para castigar a criança, lançou um raio que o atingiu na mandíbula. Seu pai, Vayu, decide punir os deuses pelo evento e começa a tirar todo o ar do universo. As divindades então correndo atrás de Brahma por ajuda. O criador universal diz que a força de acabar com a briga seria com todos pedindo perdão a Vayu, além de concederem bênçãos a Hanuman.
Brahma fez com que ninguém fosse capaz de vencê-lo ou matá-lo, além da criança ter total conhecimento sobre ervas medicinais, raivas e frutas. As leis da natureza também não o fariam mal. Surya, deus-sol, ofereceu todo o conhecimento védico e imunidade a queimaduras. Dhanvantari lhe concedeu um grande poder de cura, enquanto Visvakarma lhe deu toda a inteligência possível, além de raciocínio e habilidade criativa.
Devoção a Rama
Para manter a humildade do jovem deus, os sábios declaram que ele só teria consciência de suas habilidades quando elas lhe fossem necessárias. Posteriormente o jovem participou de uma escola de sábios e tornou-se um dos melhores alunos.
Ao vencer até a morte, ele foi considerado um ser que para sempre viverá. O deus ofereceu seus serviços a Rama, avatar de Vishnu, demonstrando toda sua força, coragem e poder em todas as suas conquistas. Principalmente na luta contra os demônios. Também foi Hanuman quem ajudou Rama a recuperar Sita das mãos de Ravana, um grande demônio. Foi durante essa batalha que ele ofereceu seus servidos ao avatar.
História contam que ele tinha o poder de se tornar grande ou pequeno, sempre que lhe fosse necessário. O deus tinha força para vencer as batalhas mais profundas e obscuras, como a Guerra de Lanka – uma batalha contra o império do demônio. Além disso, ele demonstra possuir muita sabedoria e domínio de seus instintos, é assim que consegue sempre se superar e vencer seus inimigos.
Em Bhaktha Hanuman, um templo hindu, Hanuman aparece representado com as duas mãos em oração, ou seja, juntas. Enquanto em Veera Hanuman, ele aparece ajoelhado aos pés de Rama. Essas imagens demonstram toda sua devoção e humildade em relação ao divino. Além disso, o deus é conhecido também como um ser que traz força, sabedoria, coragem, determinação, renúncia e valentia.
Curiosidades
Mantra
O mantra do deus-macaco é Om Hum Hanumate Namaha
Cúrcuma no corpo
Certa vez Hanuman descobriu que Sita passa cúrcuma entre seus fios de cabelo para satisfazer Rama. O deus decidiu então passar cúrcuma em todo o corpo para demonstrar toda a sua devoção.
Locais sagrados
Um dos locais mais sagrados quando se fala de Hanuman é Hampi, distrito de Hospet. Foi na montanha Anjanadri Parvat, localizada nessa cidade que Hanuman nasceu. Até hoje no local existem grandes montes de pedra que foram feitos pelo próprio deus.
Templos
Enfim, o deus possui templos em sua devoção em vários locais:
- Em Jagannatha Puri
- Em Kurnool, lá estão Ranamandala Anjaneya e Sri Mangarayaru
- Em Cuddapah, conhecido como Chakrayapet Gandi Anjaneya
- Em Mantralayam, está o Panchamukha Anjaneya
- Em Khuldabad, chamado de Bhadra Maruti
Hanuman Chalisa
A oração mais popular dedicada ao deus-macaco. Ela é um poema que possui 40 versos que são entoados em toda a Índia. A oração é feita para aliviar as aflições materiais e espirituais dos devotos.
Diferentes formas
Por fim, durante a batalha contra Ravana, o deus assume diferentes formas. Hanuman, um macaco, Garuda, uma águia, Varaha, um javali, Narasimha,um leão e Hayagriva, um cavalo.
Enfim, gostou de saber mais sobre os deuses hindus? Que tal saber em seguida sobre uma deusa? Leia: Durga – Origem e história da deusa do inacessível e do invencível
Imagens: Newsnationtv, Newsgram, Pinterest, Youngisthan, Newstracklive, Vegeyum, Postcard, Tripadvisor, Dnaindia
Fontes: Voltaaosupremo, Animamundhy, Mensagenscomamor
Essa matéria Hanuman, quem é? História do deus das causas impossíveis foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Hanuman, quem é? História do deus das causas impossíveis Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário