Os ovos são um alimento bastante presente na culinária brasileira. Além de ser delicioso ele é versátil e combina com várias refeições e pratos de comida. Salvo isso, é importante saber que eles também possuem vários benefícios para o nosso corpo. E malefícios também.
Em princípio, os ovos parecem ser simples demais para carregarem tantas coisas boas com eles mesmos. Mas, aquela simples gema contém fonte de proteínas e é rico em antioxidantes como selênio, zinco e vitaminas A e E.
Em suma, isso significa que ele pode contribuir para o aumento da massa muscular, prevenir doenças como câncer, colesterol no intestino e anemia, prevenir o envelhecimento precoce e mantém a saúde dos ossos. Sem dúvida de que ele é indispensável, não é?
Contudo, se os ovos não forem preparados de maneira correta ele pode causar malefícios a saúde. Por exemplo, o ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela. Essa bactéria pode provocar uma infecção no intestino que podem causar febre, vômitos e diarreias fortes.
Mas quais seriam as formas corretas de prepará-los?
Confira as 5 maneiras de se preparar ovos
1 – Ovo frito com água
Com a finalidade de fritar um ovo com um ingrediente menos calórico você pode substituir o óleo por água. Adicione uma colher de sopa de água na frigideira e feche para o ovo fritar.
2 – Ovo cozinhado no micro-ondas
Eventualmente com o crescimento da tecnologia é claro que já existe uma maneira mais prática de cozinhar ovos. Usando o micro-ondas, você coloca um prato para esquentar durante um minuto.
Após esse tempo, você deposita o ovo no prato, abre e o tempera lembrando de furar a gema para ela não estourar. Enfim, você coloca tudo novamente no micro-ondas por um minuto e pronto!
Uma maneira rápida e simples de preparar sua comida.
3 – Farofa de ovo
Para realizar essa receita você vai precisar, em primeiro lugar, de uma sopa de farinha de mandioca, uma colher de sopa de cebola picada e meia colher de sopa de óleo, manteiga ou margarina.
Enquanto o ovo cozinha, deve-se esperar a cebola dourar para, aos poucos, ir acrescentando a farinha.
4 – Ovo poché
O preparo do ovo poché é bem simples. Primeiramente, você deve encher um utensílio de água e colocar para ferver. Espere até a água começar a borbulhar e, por fim, acrescente o ovo quebrado. Aguarde por até sete minutos para sua refeição estar pronta.
5 – Omelete de clara de ovo
Para quem não pode comer gema de ovo por conta de alguma alergia ou outro problema de saúde essa receita é a solução. Os ingredientes são:
- 3 claras
- 1 colher de sopa de água ou leite
- 1 xícara chá de legumes cozidos (tomate, cenoura, brócolis)
- ¼ de xícara de chá de queijo cottage ou ricota
- Sal e pimenta do reino a gosto
Primeiramente misture os temperos, o leite e as claras de ovo. Depois que você fizer isso, em uma frigideira pré aquecida você vai cozinhar essa mistura por dois minutos. Após esse tempo você pode acrescentar o queijo e os legumes deixando cozinhar até o queijo ter derretido. E pronto!
Lei também: Como cozinhar um ovo perfeito, segundo a Ciência.
Fonte: MinhaSaude
Imagem de destaque: Delicitas
Essa matéria Ovos – Benefícios e malefícios para a saúde e 5 formas de prepará-los foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Ovos – Benefícios e malefícios para a saúde e 5 formas de prepará-los Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário