O muco, mais conhecido como catarro, é um líquido viscoso, que consiste basicamente em água, glicoproteínas, sais e restos celulares. Geralmente, o catarro considerado normal é incolor, líquido, podendo ser um pouco viscoso. Por isso, se você apresentar catarro com sangue pode ser sinal que algo está errado.
Segundo especialistas, a função desse líquido é proteger as vias áreas de todo o mal em forma de bactérias ou vírus, que podem afetar, basicamente, o nosso corpo e organismo. Por isso, devemos sempre estar atentos a alterações, principalmente, de cores.
Ninguém sabe muito bem, mas catarro com sangue pode ser muito mais do que só tempo seco. Muito provavelmente, esse sintoma pode estar ligado a doenças como câncer, alergia, pneumonia, sinusite ou até mesmo outras infecções.
Catarro com sangue pode não ser nada
Nesses casos, acontece porque os pequenos vasinhos do nariz se rompem devido a irritação das vias áreas, como por exemplo, ao tempo seco. Ou pode acontecer também, quando há muita coriza o nariz. Dessa forma, é normal aparecer sangue no catarro em pequenas quantidades, nada que cause preocupação extrema.
Quando pode ser sintoma de doenças graves?
Esse sintoma, que é chamado na medicina de Hemoptise, pode ser causado por diversas situações. Com isso, podem variar de leves à graves problemas. Entre as principais doenças estão pneumonia, tuberculose,infecções por fungos e o abcesso pulmonar.
Segundo médicos especialistas, quando o caso é catarro com sangue decorrente de tuberculose é necessário ir ao médico. Porque quando há essa doença, consequentemente, pode causar lesões permanentes nos brônquios, deixando-os abertos e infectados cronicamente. Portanto, são necessários alguns exames de acompanhamento.
Um caso bastante comum é o câncer de pulmão, principalmente se houver metástase. Por isso é bom lembrar, que idade avançada, fumo e emagrecimento contínuo são alguns dos sintomas para esse problema. Então, recomenda-se que sejam feitos exames de imagem.
Uma doença incomum, mas que é possível vir acompanhada de catarro com sangue são as vasculites. Ela é, basicamente, uma infecção dos vasos sanguíneos, principalmente, nas paredes dele e é uma doença que não tem cura.
Outra doença autoimune, que pode provocar hemoptise, é o lúpus. Portanto procure um médico imediatamente, caso tenha algum desses sintomas mais graves.
O que significa o catarro amarelo ou verde?
Essas cores ocorrem quando tem neutrófilos presentes nas vias áreas, que são células de defesa do nosso corpo. Eles produzem uma espécie de proteína de cor verde que fica diluída no catarro. Com isso, a cor do catarro vai depender da quantidade de proteína dissolvida. Por isso há variação de cores.
Contudo, este tipo de catarro pode indicar, possivelmente, uma infecção das vias áreas como por exemplo uma pneumonia ou até mesmo faringite. Por tanto, é preciso buscar um médico para que seja tratado adequadamente, com antibióticos.
Catarro branco ou cinza
Ele pode acontecer em decorrência de alguma inflamação das vias respiratórias superiores. Ou até mesmo de uma gripe ou sinusite, pois quando os seios nasais ficam cheios eles começam a drenar o líquido para garganta.
Tem o caso de ser por conta de excesso de lacticínios, que são muito raros mas podem acontecer. Porque os derivados do leite deixam o catarro mais grosso e com cor esbranquiçada.
Por isso, é importante beber muita água, o ideal é que se consuma diariamente pelo menos 2 L para eliminação do catarro. Caso não haja melhora o médico deve ser consultado. No entanto, se o problema for decorrente de gripe o clínico indicaria, provavelmente, um Paracetamol ou Ibuprofeno.
Já a sinusite, o médico recomendaria algum tipo de corticoide ou antibiótico, claro que depende da causa da sinusite.
Catarro marrom ou preto
Geralmente, é consequência de um trabalho exposto a poluição ou de pessoas que tem hábito de fumar. Por ficar com restos de partículas como alcatrão ou resina presos nas vias respiratórias eles dão coloração preta ou marrom para o catarro.
Contudo, pode ocorrer também por ingestão de alguma comida como por exemplo chocolate ou café. Portanto, evite lugares com muita poluição ou poeira, e se caso seja o cigarro, evite fumar.
Catarro rosa
Esse sintoma pode ser um indicador de líquido nos pulmões. Com isso, é bastante comum em casos de insuficiência cardíaca, em que ocorre do sangue ficar envolta dos pulmões. Dessa forma, acaba entrando líquido nos pulmões.
Por isso, procure um pneumologista ou um cardiologista geral para que ele passe o tratamento correto. lembre-se também de verificar se não está abusando do uso de diuréticos, como a Furosemida, em caso de problemas cardíacos.
Se você curtiu saber mais sobre as principais causas do catarro com sangue, você vai gostar de ler sobre Quais sintomas podem indicar problema no fígado?
Fonte: Hospital Oswaldo Cruz, Tua Saúde
Fonte da imagem destaque: Gazeta do Povo
Essa matéria Catarro com sangue – É um sinal de alerta? Por que isso acontece? foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Catarro com sangue – É um sinal de alerta? Por que isso acontece? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário