Sentir raiva pode ser normal, mas você sabe o que isso significa e como controlar? O Dicionário Michaellis define raiva como estado ou sentimento de rancor causado por fúria, irritação, aborrecimento ou rejeição.
Esse significado pode ser universal, porém, o(s) motivo(s) que leva uma pessoa a sentir raiva é diferente para cada indivíduo. Isto é, nem sempre aquilo que desperta raiva em algumas pessoas irá fazer o mesmo com outras. Entretanto, há alguns gatilhos comuns para a raiva, entre eles estão:
- Frustração
- Dor
- Intimidação
- Injustiça
- Estresse
- Críticas
- Ameaças
Qual é a diferença entre raiva e agressão?
Inicialmente, a raiva e a agressão não são a mesma coisa. Em outras palavras, a primeira está mais relacionada ao sentimento, à emoção, enquanto a violência é um comportamento. Nem sempre sentir raiva é sinônimo de agressão e vice-versa.
A agressão pode ser um desdobramento do sentimento de raiva. Além disso, a fúria descontrolada pode gerar outras consequências negativas como a confusão mental. Isso significa que o excesso de fúria pode prejudicar nossa capacidade de pensar com clareza e tomar boas decisões.
Aqui também vale lembrar que é preciso externar a fúria de uma maneira saudável, e que não seja partindo para a agressão, por exemplo. Neste sentido, especialistas afirmam que guardar o sentimento de raiva pode gerar um quadro de rancor e tristeza, que em último caso pode se tornar uma doença como a depressão.
Principais tipos de raiva
Aborrecimento
Esse tipo acontece quando as pessoas não querem admitir que estão com raiva para evitar o confronto. A pessoa fica em silêncio e emburrada enquanto finge que está tudo bem.
Agressiva
Esse tipo acontece quando a pessoa “parte para o ataque”, por meio da agressão física ou verbal e que pode causar danos a si mesmo ou a terceiros. Além disso, essa raiva vem da grande necessidade de estar no controle.
Assertiva ou justificável
É a maneira saudável de responder e lidar com a raiva de maneira controlada e confiante. Geralmente usada para responder a questões maiores e mais complexas como relacionamentos tóxicos e injustiças sociais.
Como controlar o sentimento de raiva?
Sentir raiva de forma excessiva apresenta alguns riscos à saúde. Um estudo descobriu que as pessoas que ficam com raiva frequentemente têm maior possibilidade de sofrer uma parada cardíaca, por exemplo. A pesquisa também destacou que existe uma ligação entre raiva e morte súbita. Por conseguinte, outros estudos descobriram que sentir raiva frequentemente pode estar ligado à ansiedade e à depressão. Desse modo, está evidente que é preciso ter um controle sobre a raiva, e alguma medidas que podem ser tomadas são:
1. Reconheça como e quando a raiva começa
Primeiramente, experimente perceber quando ficar com raiva, que sua frequência cardíaca aumenta e você respira mais rápido. É o princípio da ação e reação, lutar ou fugir que começa a tomar conta do seu corpo. Por isso, fique atento e já comece a controlar logo cedo e a partir desses sinais.
2. Use o tempo a seu favor
Em segundo lugar, antes de reagir aos impulsos provocados pela fúria, conte até 10. Isso mesmo, certamente isso irá diminuir o sentimento de raiva. Pode parecer uma dica inútil, mas provavelmente esse tempo pode ajudá-lo a buscar a melhor forma de reagir aos impulsos.
3. Trabalhe a sua respiração
Sobretudo, respire com calma! A respiração controlada pode ajudar a combater a fúria e permitir que você pense com clareza sobre a situação. Sentir raiva é normal, mas acima de tudo, é preciso se acalmar.
4. Pense sobre as causas
Essa é uma estratégia que pode estimular a mente a desenvolver técnicas para você lidar com a fúria da melhor forma possível.
5. Relaxe praticando atividade física ou esportes
A liberação de substâncias químicas como dopamina e serotonina podem melhorar seu estado de espírito e torná-lo menos propenso à fúria. Caminhada, yoga e pilates por exemplo, podem ajudar a combater o estresse e a frustração.
6. Coloque a fúria para fora
7. Cante sua música favorita
Pode parecer estranho, mas cantar é na verdade uma maneira bastante eficaz de reduzir uma grande quantidade de estresse. Por isso, aumente o volume e mande embora o sentimento de raiva.
8. Faça uma tarefa doméstica
Já ouviu a expressão que ‘faxina é terapêutica’? Na verdade, fazer tarefas domésticas pode realmente acalmar os anos e propiciar um estado de paz de espírito.
9. Fique próximo a uma planta
Ficar perto de uma planta por cerca de 10 minutos ajudará a encher seu cérebro de oxigênio, o que fará você pensar com mais clareza, sendo mais fácil livrar-se do sentimento de raiva. Provavelmente você irá ficar mais calmo.
10. Dê ou receba um abraço
Por fim, algo tão simples como um abraço, pode facilmente fazer alguém deixar de sentir raiva. Para explicar, o abraço aumenta os níveis de oxitocina, que é um neurotransmissor que facilita estresse e aborrecimento. Isso o deixará mais feliz e contente em qualquer situação.
Quando sentir raiva pode ser boa?
Sentir raiva às vezes é bom e justo. Podemos ficar chateados ao assistir a um filme ou peça em que um personagem sofre de forma inadequada. Então, quando o bem triunfa sobre o mal, a raiva é substituída por um sentimento de satisfação. Certamente os dramaturgos sabem disso há eras.
Na mesma linha, a raiva fornece um certo gosto pela vida e faz parte da nossa história biológica. Faz parte da reação de luta ou fuga. Além disso, ela pode ser uma resposta apropriada à injustiça, sendo por vezes, o motor de lutas dos movimentos sociais.
A raiva também pode levar a melhores resultados nas negociações comerciais, bem como a uma maior motivação para corrigir os erros que vemos na sociedade.
Então, lembre-se de manter a calma! Enfim, se você curtiu esse artigo sobre sentir raiva, já clique neste aqui: Criatividade – De onde vem, tipos e como ser uma pessoa mais criativa
Fotos: Freepik
Essa matéria Sentir raiva – Causas, tipos de raiva e como controlar foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Sentir raiva – Causas, tipos de raiva e como controlar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário