Já sentiu uma espinha de peixe na garganta enquanto estava comendo? E o que você fez? Realmente, às vezes é desesperador pensar que você conseguiu engasgar com uma espinha de peixe.
Mas, antes de tomar qualquer atitude, a melhor coisa a se fazer é manter a calma. Até porque, na maioria dos casos, esse pequeno contratempo não é nada grave.
Quase sempre o indivíduo que passa por essa situação só vai sentir um pouco de incômodo e dor na garganta. Contudo, os tecidos que estão em contato com a espinha de peixe podem acabar inflamando.
Além disso, algumas pessoas ainda podem ter um inchaço na área, que acaba dificultando a retirada da espinha e, em alguns casos, provocando asfixia.
Como tirar espinha de peixe da garganta
Comer banana
Você deve estar se questionando como isso pode ajudar, né?! É porque a banana é macia, portanto, quando ela passar pelo esôfago e pela espinha de peixe, ela não vai machucar você e provavelmente vai retirar a espinha do lugar. Isso porque os pedaços da banana acabam grudando nela.
Por fim, a espinha será levada até o estômago onde o ácido gástrico cuidará do serviço de dissolver esse pequeno problema que te trouxe algumas dores.
Beber azeite
Beber água não é uma boa ideia, porque o corpo a absorve facilmente. Por outro lado, o azeite não tem essa absorção simples. Ou seja, as paredes da garganta ficam bem hidratadas por mais tempo. Assim é só esperar, porque os movimentos naturais do esôfago vão acabar empurrando a espinha de peixe para fora da garganta.
Tossir
Sabe qual a forma que seu corpo tem de se proteger de qualquer alteração que apareça na garganta ou nas vias respiratórias? Tossindo. Isso porque o ar é empurrado com muita força, sendo capaz de mover qualquer coisa que esteja presa. Portanto, para retirar uma espinha de peixe da garganta, tente tossir.
Comer arroz ou pão
Assim como a banana, o pão também pode grudar na espinha e empurrá-la até o estômago. Para que essa técnica seja mais eficiente, mergulhe o pedaço de pão no leite e depois faça uma bolinha, de uma forma que dê pra engolir inteira, com ele.
Além disso, batata ou arroz bem cozidinho também conseguem obter o mesmo resultado. Mesmo sendo molinhos, eles grudam e te ajudam a não engasgar com a espinha de peixe.
Marshmallows
Engasgar com a espinha de peixe é ruim, mas existe uma forma bem gostosa de acabar com o problema. Assim como todos os outros alimentos citados anteriormente, o marshmallow tem uma viscosidade diferente. Ou seja, ao passar pela garganta, ele leva a espinha de peixe com ele.
Sal e água
A água não é tão eficiente para fazer a espinha descer como o azeite. Contudo, somada com o sal, ela acaba ganhando uma função extra. Além de empurra a espinha para o estômago, a mistura também ajuda a prevenir qualquer risco de infecção que possa aparecer na garganta, porque é cicatrizante.
Vinagre
Por fim, assim como a água e sal, o vinagre tem uma função diferente das outras dicas para tirar a espinha de peixe da garganta. O vinagre ajuda a dissolver a espinha, ao invés de só empurrá-la para baixo. Enfim, faça um gargarejo com vinagre e água e depois engula a mistura.
O que não fazer quando se tem uma espinha de peixe na garganta
Assim como existem dicas do que fazer para tirar a espinha de peixe da garganta, também existem dicas do que não fazer. Em primeiro lugar, não tente retirar a espinha com as mãos ou com outros objetos. Isso pode acabar ferindo o esôfago, trazendo mais dores e riscos de infecção.
Além disso, a manobra de Heimlich ou palmadas nas costas também não ajudam. Aliás, atrapalham. Isso pode acabar trazendo mais prejuízos para a mucosa. E por fim, alimentos duros não ajudam a empurrar a espinha como a banana e outras comidas da lista acima.
O problema é que comidas mais duras podem acabar quebrando a espinha, fazendo com que ela se aloje ainda mais fundo na garganta. Ou seja, deixaria o trabalho de removê-la ainda mais difícil.
Quando uma pessoa com espinha de peixe na garganta precisa ir ao médico
Primeiramente a visita a um médico é praticamente obrigatória se a pessoa que tiver engasgada com espinha de peixe for uma criança. Outros casos em que médicos são necessários podem ser:
- Se nenhuma técnica na lista acima tiver funcionado;
- Caso a pessoa esteja sentindo muita dor;
- Quando há dificuldade para respirar;
- Se houver muito sangramento;
- Caso a espinha fique presa por muito tempo sem sair;
- E por fim, se não tiver certeza que conseguiu remover a espinha.
Aliás, é importante citar que a remoção da espinha de peixe feita por médicos é com uma pinça especial. Portanto, se o caso for muito complicado, a pessoa poderá passar por uma pequena cirurgia. Entretanto, em alguns casos não há nem a necessidade de cortes na pele.
E depois que a espinha de peixe sair?
Em alguns casos, mesmo depois de visitar um médico, a pessoa ainda tem a sensação de que a espinha de peixe ainda está na garganta. Mas calma, isso é normal e temporário. Para aliviar essa sensação, um banho morno pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a garganta.
Além disso, evite comidas pesadas no dia. Coma, por exemplo, um mingau de aveia. E por fim, faça gargarejo com algum antisséptico. Isso vai ajudar a evitar que a garganta se inflame.
Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Dor de garganta: 10 remédios caseiros para curar sua garganta
Imagens: Noticiasaominuto, Uol, Tricurioso, Noticiasaominuto, Uol, Olhardigital, Ig, Msdmanuals, Onacional, Uol e Greenme
Fontes: Newsner, Incrivel, Tuasaude e Gastrica
Essa matéria Espinha de peixe na garganta – Como lidar com o problema foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Espinha de peixe na garganta – Como lidar com o problema Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário