A begônia está entre as flores para jardim mais comuns e de fácil cultivo. Existem mais de mil espécies e diversas variedades híbridas de begônias, cada uma com seu encanto. É uma planta muito apreciada pela beleza das suas flores e de suas folhas.
Suas cores únicas e folhagens verdes ou avermelhadas compõem uma decoração original e exuberante. Floresce na maior parte do ano e, por isso, é perfeita para ser cultivada em jardins, em vasos decorativos pela casa ou para ser aquele presente especial para alguém.
Apesar da grande diversidade do gênero, os cuidados e cultivo são semelhantes. Confira então as dicas da paisagista Clariça Lima de como plantar e cuidar de uma begônia:
Como plantar uma begônia
A data do plantio é muito importante para a paisagista Clariça Lima, “pois a begônia prefere climas quentes e não suporta baixas temperaturas”, e ainda acrescenta que “se bem tratada, florescerá durante o ano todo”. Portanto, para a profissional, é “ideal que compre mudas próximas à fase de floração”. Levando tudo isso em consideração, a profissional indica o seguinte passo a passo:
– Passo 1: primeiro, escolha o tipo de begônia conforme o local de plantio. Para os vasos, Clariça indica as seguintes espécies: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros, a mais indicada pela paisagista é a Begonia semperflorens.
Leia também: 20 projetos de aquários em casas para você se apaixonar 114789
– Passo 2: escolha o local para o plantio. Clariça lembra que “as begônias preferem climas quentes e luz indireta”. Para canteiros, ela aconselha plantar em meados de abril.
– Passo 3: com o local escolhido, prepare a terra. Caso seja canteiro, a profissional recomenda uma parte de terra vegetal e uma parte de terra comum de jardim com duas partes de composto orgânico. Já para o plantio em vasos, ela indica o uso de solo enriquecido de matéria orgânica.
Como cuidar e manter uma begônia
Com relação aos cuidados, a paisagista indica regas com frequência após o plantio, até a planta se estabilizar. Após esse período, o ideal é “espaçar mais o tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo meio seco”. A profissional acrescenta que “quando for efetuar as regas, tenha cuidado para não molhar as folhas, apenas o solo”. Vale lembrar também “que os vasos devem ter aberturas para o escoamento da água não absorvida pela planta”.
Para a adução, Clariça indica torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, salitre-do-Chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N. E recomenda que deve ser feita de 2 em 2 meses. A profissional também dá a dica de remover as folhas e flores passadas, para que não contaminem o solo ao caírem.
10 fotos de begônias para se apaixonar ainda mais pela espécie
As begônias são plantas belíssimas e possuem uma gama muito rica e diversificada de espécies. Algumas begônias são apreciadas sobretudo pelo encanto de suas flores, outras pelas suas folhas e algumas por ambas as razões. Veja todo o encanto desta planta e apaixone-se por sua beleza:
Leia também: Arranjos de flores: traga alegria e charme para sua casa 114789
1. Begônias para decorarAs flores e as cores da begônia encantam, além de trazerem ares românticos e delicados para decorar aquele cantinho especial na casa ou presentear alguém.
2. Para plantar nas jardineirasAs begônias ficam lindas em jardineiras decorando janelas ou sacadas, e ainda ficam floridas na maior parte do ano. Podem ser cultivadas em áreas sombreadas ou de luz indireta, mas também toleram Sol pleno.
3. Flores pequenas e delicadasAs flores das begônias têm traços delicados e tamanhos pequenos, além de ficarem lindas como enfeites de mesa. As cores mais comuns são vermelha, branca, bicolor e variações de tons de rosa.
4. As folhas também são uma atraçãoAlgumas begônias se destacam por suas folhas, que são uma atração com suas estampas, cores verdes ou avermelhadas e bordas recortadas. Harmonize diferentes tons e crie, assim, belas composições no jardim.
5. Beleza cheia de significadosA beleza incomparável da begônia é cheia de simbologias e significados, como felicidade, delicadeza e cordialidade. Também é uma flor associada ao verdadeiro amor.
Leia também: 25 plantas tóxicas para evitar se você tiver animais em casa 114789
6. Mais cores na varandaAs begônias podem ser cultivadas em vasos, arranjos suspensos, jardineiras ou canteiros para jardins. Elas colorem o espaço e deixam qualquer ambiente muito mais agradável.
7. Begônia para decorar a casa ou o jardimAs folhas das begônias possuem uma aparência única e, portanto, encantam com sua coloração na decoração da casa ou do jardim.
8. Perfeita para pequenos espaçosAs begônias são flores fáceis de cuidar e podem ser plantadas em pequenos vasos. Por isso, são ótimas para serem cultivadas em apartamentos e jardins pequenos.
9. Colorações vistosasEntre muitas variações e espécies de begônias, algumas se destacam pela beleza de suas flores com colorações bem vistosas e formatos delicados.
10. Folhagem ornamentalEssa variedade de begônia chama a atenção por conta das suas folhas espiraladas e ornamentais, por isso é popularmente conhecida como begônia caracol. Suas folhas rendem belas composições em vasos e canteiros.
Leia também: Begônia: aprenda a cultivar e confira todo o encanto da espécie 114789
A begônia é uma planta cheia de encantos e com uma diversidade enorme. Assim, seja com suas flores delicadas ou com sua folhagem ornamental, a begônia é sempre exuberante. Conforme as dicas que a paisagista Clariça Lima deu, você pode cultivar toda a beleza desta planta na sua casa ou no seu jardim.
O post Enfeites para jardim: 90 ideias para decorar o seu canto verde apareceu primeiro em Tua Casa.
Enfeites para jardim: 90 ideias para decorar o seu canto verde Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário