Nesse ano, a Nasa deu um grande passo ao anunciar o projeto Artemis, que levará a primeira mulher na lua até 2024. O nome dado ao projeto, Artemis, é em homenagem a irmã gêmea do deus grego Apollo e por a deusa ser a representante da lua.
Apollo foi o nome da missão de 1969 quando o homem foi a lua, pela primeira vez. O projeto, da Nasa, promete revolucionar o mundo.
Além de levar a primeira mulher a lua, o projeto Artemis tem por objetivo certificar se o satélite natural pode ser colonizado. Para isso, irão experimentar aparelhos que estão sendo desenvolvidos aqui na Terra.
Talvez provavelmente, em meados de 2030, os planos da Nasa são de mandar mais astronautas para o espaço, só que dessa vez com destino a marte.
O Projeto
A missão Artemis surge com o intuito de dar inicio a colonização da lua. A Nasa, junto ao governo americano, pretende criar uma economia lunar.
Uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, andou acelerando o processo de ida a lua em cinco anos, graças ao aumento que fez no orçamento da agencia espacial.
Em síntese, Trump forneceu cerca de US$ 1,6 bilhão, o equivalente a R$ 6,38 bilhões na atual cotação, para que o projeto fosse desenvolvido até 2024.
Entretanto, para que a viagem aconteça ainda faltam alguns detalhes. Porém, grande parte já está em andamento como as naves Orion e Lunar Orbital Platform-Gateway. Inclusive, o novo sistema Space Launch System e o Gateway, que é um ponto de espera para as naves.
Uma das partes que faltam para a missão seja posta em prática é a base flutuante entre a terra e a lua. Ela vai funcionar como um porto, deste modo ela receberá os vários equipamentos com tecnologias desenvolvidas, sobretudo, para exploração do território lunar.
Tais tecnologias irão ajudar no desenvolvimento dos atuais conhecimentos sobre o satélite. Assim como a base, que será o principal canal para o início da economia lunar.
História da mulher no espaço
Encyclopedia BritannicaA primeira mulher a ir ao espaço foi a cosmonauta, russa, Valentina Tereshkova, em 1963, durante a Guerra Fria. Com isso,os russos conseguiram o título de pioneiros, em relação a ida da primeira mulher ao espaço.
Em 1982, a Russia, faz história novamente, repetindo o feito de enviar uma mulher ao espaço. Um ano antes dos Estados Unidos enviar sua pioneira no espaço, os russos enviaram Svetlana Savitskaya.
Svetlana foi responsável por representar a ida da mulher ao espaço pela segunda vez, ela subiu a bordo da Estação Espacial Salyut.
Ela e Valentina Tereshkova tornaram-se um grande marco na história da astronomia. Valentina, então ficou mundialmente conhecida. Durante sua ida no espaço, ela deu 48 voltas em torno do planeta, enquanto esteve fora por 73h.
Com uma atitude de extrema coragem, principalmente, para a época em que as mulheres eram constantemente excluídas de grandes atividades. Valentina, logo ganhou fama por seu ato de bravura.
Já a astronauta enviada pelos Estados Unidos, 20 anos depois da ida de Valentina, para o espaço foi Sally Kristen Ride, que fez parte da equipe Challenger, em 1983.
Sally foi ao espaço, porém não teve independência, foi acompanhada por homens. Entretanto, esse período resulta no espaço que a mulher vem conquistando na astronomia.
Quem será a primeira mulher na lua?
Atualmente, a equipe da Nasa conta com um grupo diversificado de homens e mulheres. Todos estão ansiosos pelo momento histórico em que a primeira mulher pousará na lua.
E assim como a base, que não está pronta, a escolha da astronauta para ir à lua também não está feita, e não há indícios que seja realizada agora. Afinal o projeto está em fase desenvolvimento.
Por enquanto, existem ao todo 38 astronautas ativos na operação, sendo 26 homens e 12 mulheres. Juntos, aguardam mais desafios prontos para fazer mais história, aliás quem sabe até indo a marte em 2030.
Conheça também sobre o Primeiro homem a pisar na lua: Neil Armstrong e sua trajetória de vida
Fonte: Revista Galileu, Revista Galileu, Guia do Estudante, Super Interessante, Wikipédia
Imagem de destaque: De Fato Online
Primeira mulher na lua é missão de projeto da Nasa para 2024 Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário