Se você sofre com a TPM e está cansada de ouvir todo o tipo de piada, para não dizer “provocação”, que tal montar um cardápio anti-TPM? Além de remédios naturais, existem vários alimentos que permitem aliviar os sintomas da TPM. Veja aqui sugestões de refeição que vão lhe ajudar a domar este monstro que teima em nos dominar durante este período.
Primeiro: o que evitar de comer durante a fase de TPM
Antes de ver o que você deve comer para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, veja os alimentos que devem sumir ou diminuir na sua dieta nos dias que antecedem o período menstrual.
- Refrigerante: na verdade, o ideal, é excluí-lo permanentemente da sua dieta. Não faz bem à saúde mesmo, né?! Mas se você não abre mão deste vício, pelo menos, durante a TPM é melhor esquecê-lo, se não quiser ficar mais inchada!
- Diminua o sal: o consumo excessivo de sal não é indicado jamais, no entanto nos dias que antecedem à menstruação, tente consumir o mínimo possível, pois pode aumentar o inchaço e a dor nos seios.
- Álcool: ingerir bebidas alcoólicas pode intensificar a sua oscilação de humor neste período, atuando como um agente depressivo e aumentando a irritabilidade.
Sugestão de cardápio com alguns alimentos anti-TPM
Aqui segue uma sugestão de cardápio com ingredientes que contêm substâncias que ajudam a diminuir ou aliviar sintomas da tensão pré-menstrual como irritabilidade, prisão de ventre, inchaço, etc.
Café da manhã
Pão integral, creme de ricota, geleia de amora, iogurte desnatado e sem açúcar, mel, aveia, uva, banana, café.
Sugestão de preparo
Aqueça duas fatias de pão integral, passe o creme de ricota sobre elas e acrescente a geleia de amora. Corte a uva e a banana em pedaços pequenos, misture-os com o iogurte, uma colher de aveia e adoce com uma colher pequena de mel. Prepare um cafezinho bem gostoso para começar o dia com energia.
Lanchinho da manhã
Um copo de leite de amêndoas ou soja e duas castanhas-do-pará.
Almoço
Arroz integral, feijão, agrião, tomate, pepino, torta de espinafre com tofu ou ricota e como sobremesa um pedacinho pequeno de chocolate amargo.
Sugestão de preparo
Prepare o arroz integral e o feijão como de costume, por cima, salpique um pouco de salsinha fresca. Lave e corte as folhas de espinafre, refogue com um pouco de azeite, alho, cebola e sal. Bata no liquidificador com tofu ou ricota, a consistência deve ser mais firme. Depois, em uma assadeira pré-aquecida e untada, molde a massa em forma de bolinhas e leve para assar em fogo médio por 10 minutos, em seguida, é só servir. Prepare uma salada com tomate, pepino, agrião e um molhinho com mostarda, mel, azeite e limão! Para beber, que tal uma água de coco?
Lanchinho da tarde
Salada de fruta com pedacinhos de manga, maçã, mamão e suco de laranja sem açúcar.
Jantar
Beterraba, alface, purê de abóbora.
Sugestão de preparo
Prepare o purê de abóbora com leite desnatado, uma pitada de sal, acrescente ao final salsinha picada e um pouco de nozes trituradas. Prepare uma saladinha com beterraba ralada e folhas de alface! Para acompanhar suco de maracujá adoçado com um pouco de mel.
E você tem alguma receita para enfrentar a TPM?
The post Que tal um cardápio anti-TPM? appeared first on Lar Natural.
Que tal um cardápio anti-TPM? Publicado primeiro em https://lar-natural.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário