Na fé viking, não havia livros sagrados, dogmas ou sacerdotes. Nem por isso eles davam menos importância aos rituais de devoção aos seus deuses, que ocorriam em qualquer lugar e incluíam até sacrifícios humanos.
Os detalhes dessa religião só chegaram até nós por causa de dois livros do século 13, Edda Poética, de autoria desconhecida, e Edda em Prosa, do historiador islandês Snorri Sturluson.
Entre os deuses, havia dois grupos principais: aesir e vanir. O clã dos aesir, chefiado por Odin, era de guerreiros natos que habitavam Asgard, um dos nove mundos mitológicos.
“Fight divino”
Volta e meia, entravam em conflito com o outro grupo. Associados à natureza e à feitiçaria, os vanir viviam em Vanheim e não eram dados à guerra.
Para garantir a paz, alguns vanir viraram reféns dos deuses guerreiros. As divindades nórdicas se apaixonavam, casavam, traíam e se separavam, sem maiores traumas.
Além disso, eram mortais. Havia deuses sem pai conhecido, ou com nove mães, outros cegos, sem olho, braço, rosto desfigurado e com um enorme pênis, objeto também de culto.
Anões e duendes
E havia outros personagens mais mundanos, mas que ajudavam no enredo mitológico. Anões e duendes eram exímios ferreiros e artesãos.
Os elfos eram criaturas iluminadas, que gozavam de uma vida boa e sem maiores preocupações. As valquírias, as servas de Odin, levavam os mortos em combate ao panteão dos heróis, Valhalla.
O grupo dos gigantes ameaçava os deuses, e era aguardada uma batalha final entre eles no Ragnarök, o apocalipse que colocaria fim a tudo (até surgir um novo mundo).
Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica
Odin
O principal deus da mitologia nórdica é bem próximo dos guerreiros pois ele mesmo era um guerreiro antes de virar deus.
De acordo com as lendas, Odin sacrificou um de seus olhos e ficou pendurado de cabeça para baixo na árvore da vida Yggdrasil para adquirir conhecimento e se tornar uma divindade.
Loki
Loki é o deus que causava confusões entre os outros deuses. Ele sabia como contar uma mentira e gostava do caos que ele conseguia causar com elas.
Porém, nem tudo em Loki era maligno. Ele também teve papéis importantes nas lutas que os outros deuses travaram.
Frigg
Odin era o deus principal, mas não estava sozinho. Ele era casado com a deusa da fertilidade Frigg.
As mulheres nórdicas invocavam essa deusa para que ela as protegesse durante o parto.
Hel
Os deuses nórdicos eram como os humanos e também tinham as suas famílias. Loki teve uma filha, que se chamava Hel.
Ela é a deusa do mundo dos mortos e tem uma aparência sombria. Algumas lendas a descreviam como sendo uma mulher viva da cintura para cima e com o corpo morto da cintura para baixo.
Thor
Thor, um dos filhos do grande deus Odin, é o deus do trovão e um grande guerreiro que batalhou muito contra os gigantes de gelo.
Ele possui um martelo mágico de muito poder e inspira os guerreiros nas batalhas.
Bragi
Bragi, outro filho de Odin segundo a mitologia nórdica, era o porta-voz e mensageiro dos deuses. Seu poder de comunicação era notável e por isso tinha esse importante papel entre os deuses.
Tyr
Mais um filho de Odin, Tyr inspira força e coragem. Ele liderava os deuses nas batalhas e conseguiu até manter a paz entre eles após uma grande briga.
Teve sua mão decepada pelo lobo Fenrir para conseguir esse feito.
Njord
É o deus cultuado por aqueles que dependem do mar para viver.
Os navegadores sempre pediam sua proteção antes de uma longa viagem e também pediam proteção para os seus filhos para esse deus.
Freyr
É um deus associado à prosperidade. Ele tem o poder de fazer chover, o que é essencial para a agricultura.
Era invocado para trazer fartura. Freyr também possuía um barco que era capaz de levar todos os deuses dentro dele.
Freya
É a deusa nórdica do amor e da luxúria. É muito sensual e também tem habilidades com magia e feitiçaria.
Pode se transformar em um pássaro para ir até o mundo dos mortos e de lá trazer profecias.
Baldur
Era um dos deuses mais amados e admirados por todos segundo a mitologia nórdica. Ele tem uma aura de paz e justiça e leva misericórdia para onde vai. Filho de Odin, foi alvo de muitas intrigas criadas por Loki.
Leia também: 11 principais deuses egípcios e quem eles foram na mitologia
Compartilhe o post com seus amigos!
Fonte: Realm of History
O post Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário