Certamente você já teve uma experiência com circo, pelo menos na infância. Provavelmente ficou encantado com a mágica daquele lugar. Apesar disso, qual foi a sua reação com os palhaços?
Eles são, no minimo, controversos. Enquanto algumas pessoas morrem de rir das suas graças, outros tem muito medo.
Também chamado de coulrofobia, o medo de palhaço é muito comum. Provavelmente, essa é uma das fobias mais comuns e pode ser carregada durante a vida inteira. Mas, o que existe de tão assustador em palhaços?
Por que as pessoas tem medo dos palhaços?
O psicólogo Frank McAndrew, professor da Knox College investigou a origem do medo de palhaços e descobriu algumas coisas. Inicialmente ele descobriu que tudo começou com um assassino. Nos anos 1970, a polícia descobriu 33 vítimas do Palhaço Pogo, apelido de John Wayne Gacy, que trabalhava em festas infantis aos fins de semana. Neste momento o palhaço assassino entra no imaginário popular.
Para McAndrew esse pavor é muito mais instintiva. O psicólogo realizou, em 2016, um estudo chamado On The Nature of Creepiness, no qual ele se aprofunda no conceito de “creepy”, característica em inglês que atribuímos para pessoas esquisitas e perturbadoras. O cientista pediu que 1.341 pessoas classificassem as profissões mais creepy. Certamente você sabe o resultado: palhaços foram os campeões.
Além disso, segundo McAndrew, o que mais perturba nos palhaços é sua imprevisibilidade. A intuição humana sente que pode ter uma ameaça ali. O que é mais imprevisível do que maquiagem branca, peruca e um bocão? Para completar o cenário, a maquiagem e a fantasia te impedem de ler as intenções e os sentimentos reais do palhaço.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Fotos de palhaços que vão tirar o sono (caso tenha medo)
Fonte: Super Interessante
Imagens: Warner Blog do Silva Lima
O post Palhaços – Por que algumas pessoas têm medo deles? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Palhaços – Por que algumas pessoas têm medo deles? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário