O inverno chegou e junto com a estação do ano surgem problemas de alergia e as doenças respiratórias. Pelas condições climáticas, o tempo seco e frio, a tosse seca também vem a tona. Mas você sabia que o sintoma pode ser desde uma leve irritação a uma doença grave? Mas não se assuste, ela exige apenas atenção e tratamento adequado.
A tosse seca é uma resposta do sistema respiratório para espantar os microrganismos presentes nas vias aéreas, como nariz, garganta e pulmão. A tosse se desenvolve por meio de contrações no diafragma ou na laringe.
Apesar de ser comum ela é incômoda e pode ser um sinal de outros problemas de saúde; Por isso é preciso estar atento a tosse, principalmente quando ela for persistente.
Tudo o que você precisa saber sobre a tosse seca
1 – Causas da tosse seca
Geralmente a tosse seca é o sintoma inicial de outras doenças.
- Gripe e resfriado;
- Alergia e infecções;
- Problemas no coração, rim ou estômago (como refluxo);
- Crise de asma, bronquite aguda;
- Pneumonia viral ou bacteriana;
- Tumores e cânceres;
- Tabagismo.
Entretanto, se o quadro vier acompanhado de outros sinais, como febre alta, dor no corpo e nos olhos, o recomendado é buscar o médico imediatamente. O mesmo vale para a persistência da tosse por mais de dez dias.
2 – Quais os tipos de tosse seca?
As tosses são classificadas em agudas, com duração de até três semanas, e crônicas, prolongado por mais de duas semanas, e nesse meio há a semiaguda que deve ser tratada com atenção.
Ainda dentro das especificações, há outros tipos: produtiva, com sangue, alérgica, dentre outras. A tosse produtiva, por exemplo, é o oposto da seca. Nela há a presença do catarro (claro, espesso, branco, amarelo, esverdeado ou acinzentado), cujo objetivo é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactérias e microrganismos, e ele pode indicar a presença ou não de uma doença viral ou bacteriana.
A tosse alérgica aparece juntamente com o contato a produtos ou substâncias que causem irritação ao indivíduo, são exemplos mais comuns a poeira e os animais. Já a tosse com a existência de sangue demonstra infecção viral, fúngica ou bacteriana.
Um outro tipo de tosse é a psicogênica, ela é constante, mas na verdade não é uma doença ou alerta do corpo. Esse tipo de tosse é uma mania, mas há casos em que ela pode ser causada por estresse ou ansiedade.
Outra tosse muito comum é a tosse por tabaco, crônica e persistente com uma secreção amarronzada.
3 – Remédio caseiro
É importante lembrar que nunca é indicado fazer o uso de medicação sem a devida prescrição, pois pode haver é complicações e, dependendo do caso, até o óbito. Só que alguns remédios caseiros aliviam as dores e ajudam no cuidado das vias respiratórias. Também é importante descansar e se hidratar bem.
Veja uma dica de xarope caseiro:
- 2,5 litros de água
- 25 jujubas (fruta) secas
- 1 pera (fatias)
- 1 gengibre (fatias)
- 4 canelas em pau
- Mel a gosto
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, exceto o mel, para ferver até obter um aspecto grosso. Depois é só adoçar com o mel e reservar em um recipiente de vidro. Beba uma colher (sopa) diariamente e isso deve melhorar sua tosse.
4 – Buscando ajuda médica
Se a tosse persistir mesmo após o tratamento caseiro, o melhor a se fazer é procurar um médico. Existem três especialidades que você pode procurar: o clínico geral, um pneumologista ou o otorrinolaringologista.
Nesses casos de persistência da tosse, pode ser que exista alguma outra coisa errada. Talvez um problema de saúde mais grave até, e o corpo talvez esteja causando a tosse como uma forma de alerta. Por isso não deixe de procurar ajuda médica.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 receitas naturais de xarope caseiro para tosse seca.
Fonte: Minha Vida, Ativo Saúde.
Imagens: Drauzio Varella, Crescer, SBIE, O Globo, Portal Drauzio Varella.
O post Tosse seca, o que pode ser? – Causas, tipos como reconhecer e como tratá-la apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Tosse seca, o que pode ser? – Causas, tipos como reconhecer e como tratá-la Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário