Você é o tipo de pessoa que ama os gatos, ou faz parte daqueles que prefere os cachorros? Se está incluído no segundo grupo, certamente ama cachorros como um verdadeiros membros da família. Acima de tudo, existe uma frase que defini bem a relação do ser humano com os dogs: “o cão é o melhor amigo do homem”.
Essa relação conta com muito amor envolvido, e poucas outras trocas envolvem tanto carinho e fidelidade. Consequentemente, todo mundo quer educar os cães com a melhor educação possível. Acontece que muitas vezes, alguns erros passam batido e alguns problemas podem atrapalhar muito o desenvolvimento do animal.
Existem alguns erros dos donos com seus dogs que são bem mais comuns, e se repetem dentro de muitas casas. Você tem alguma noção de quais são eles? O Segredos do Mundo te conta agora mesmo.
Erros comuns que donos cometem na criação dos seus cachorros
Deixar o cachorro puxar a guia durante o passeio
Primeiramente, muitos donos levam os seus cachorros para passear e deixam o animal guiar. O cão praticamente arrasta o dono para todos os cantos, usando toda a sua força e velocidade.
Apesar de parecer fofo, na verdade não é nada legal. Consequentemente, o dog acaba associando a ação de puxar o dono ao fato de que ele mesmo está no comando e que ele mesmo dá as ordens.
Você precisa controlar a situação, mostrando ao animal que você está no comando e que se ele for com calma, vai poder explorar tudo. Só é preciso tomar cuidado para não usar força e machucar o pescoço do animal. Tente deixar a coleira frouxa, e toda vez que o cão tentar correr, você puxa, deixando-a mais apertada. Aos poucos ele vai entender por associação.
Iniciar adestramento só depois que os filhotes completam 6 meses
Muitos veterinários recomendam que só comece o adestramento dos cachorros após eles completarem seis meses. Acontece que todo animal começa a aprender desde que nasce.
Ao adestrar só depois dos 6 meses pode fazer com que o filhote pegue muitos vícios, como roer móveis ou latir muito se ficar sozinho. Consequentemente, o ideal é começar a adestra-los dos 2 aos 4 meses, que é uma das fases que eles absorvem com maior qualidade.
Esfregar o focinho do cachorro no xixi e cocô
Inicialmente, muitos donos pensam ser uma boa ideia esfregar o focinho do dog no xixi e no cocô quando eles fazem isso no local errado. Acontece que isso não é uma boa ideia. Consequentemente eles vão ficar com medo do dono, porém, vão continuar fazendo suas necessidades no local errado, porém, escondido.
O certo é dar um agrado para o cão todas as vezes que ele fizer no local certo. Quando ele fizer cocô ou xix no local correto, lhe dê um petisco e ele fará uma associação boa, e consequentemente passara a repetir o ato.
Dar comida na hora do (seu) almoço ou janta
Certamente todas as vezes que você vai almoçar ou jantar, o seu cachorro fica te rondando chamando sua atenção para ganhar algo. Muitas vezes, os donos acabam caindo nessa conversa vira-lata e entregam um petisco ou põe comida para eles. Consequentemente, ele vai achar que se comportar afim de chamar sua atenção é a coisa certa.
Isso deve ser corrigido enquanto o cachorro é filhote. Todas as vezes que for se alimentar, dê um brinquedo para o cão se distrair
Ensinar o cachorro a ficar inseguro por causa da chuva, do veterinário ou da hora do banho
Certamente você sabe que cachorros tem medo de trovão e fogos de artificio. Acontece que se na hora do barulho o dono faz drama, coloca o cão no colo, reforça o receio do filhote, isso só vai aumentar o medo dele. Consequentemente, isso fará ele achar que só você pode salva-lo do problema, e imaginará que o problema é maior do que realmente é.
Você precisa passar segurança para o animal. Ter uma postura de liderança e tranquilidade. Agir como se nada tivesse acontecendo no fim das contas. Talvez você deva brincar com o animal, ou dar alguma comida, para ele não focar no barulho e na chuva.
Só sair com o cão depois que todas as vacinas estiverem em dia
Certamente você já ouviu falar que o certo é só sair com o seu cachorro de casa depois de todas as vacinas tomadas, ou seja, lá para os seus 5 meses de idade. Consequentemente, a socialização dele ficará toda atrapalhada. O ideal é leva-lo para passear desde sempre. Se estiver com medo de problemas, leve-o para dar uma voltinha no carro ou até mesmo a pé.
Não deixar o cachorro sozinho
Inicialmente, quando o dono pega o cão, costuma querer ficar com ele 100% do tempo. Depois de um tempo, quando começar a sair para trabalhar, por exemplo, o cachorro irá sentir e irá reagir com choro, latido e arranhões na porta, Se o dono ceder e voltar, o cão irá associar que sua ação levará ao sucesso de suas intenções.
Se você está em outro cômodo da casa e o cão ficar latindo,gritando e arranhando, só apareça quando ele parar. Não ceda, e dará tudo certo.
Má alimentação
Alguns donos dão comida ou mesmo ração misturada com comida para seus animais. Muitas vezes eles fazem isso para agradar o bichinho.
Acontece que isso acaba levando o dono a perder o controle da alimentação e saúde do animal. Ou seja, o ideal, é que o cachorro coma três vezes ao dia, e cada uma delas deve conter uma quantidade de 300 gramas de comida. E essa comida deve ser apenas ração.
Dar bronca sem ensinar
Dar bronca em um animal por algo que ele fez, não surgi efeito. Isso por que cachorros aprendem por associação, e ele não entenderá por que está sofrendo a bronca.
Você pode usar o “não”, ou uma latinha com moeda ou um borrifador de água para dar a bronca. Se ele não tentar repetir o erro, você o recompensa. Pode seguir com esse comportamento até ele acertar.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como saber se seu cachorro está com febre?
Fonte: Super
Imagem: Pet Cidade Blog Petz Web Cachorros Tudo Sobre Cachorros Blog Petz 2
O post Cachorros, 9 erros comuns dos donos na criação dos cães apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Cachorros, 9 erros comuns dos donos na criação dos cães Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário