Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a sociabilidade humana e sobre sermos um “animal social”. Contudo, algumas pessoas têm dificuldade em socializar. A boa notícia, no entanto, é que existem formas de quebrar o gelo em qualquer situação.
Aliás, se você tem problema para fazer o primeiro contato, não se preocupe. É mais que normal não saber o que falar ou fazer quando estamos de frente de pessoas completamente desconhecidas. Inclusive, isso acontece até com as pessoas que são mais expansivas e extrovertidas.
Basicamente, nesses casos, única coisa que precisa ser feita é: quebrar o gelo! Depois disso, a conversa irá fluir melhor, sem nervosismo ou mãos geladas.
Você, aliás, poderá fazer o teste por si mesmo, colocando as dicas que reunimos abaixo em prática.
Como quebrar o gelo:
1 – Evite perguntas diretas
Sabe aquelas perguntas bem diretas? Evite a todo custo! Porque a pessoa irá responder, basicamente, “sim ou não”. Assim, o assunto acabará novamente.
Então, tente perguntar coisas mais amplas, que requerem alguma explicação. Como resultado disso, a conversa irá fluir melhor e com mais facilidade.
2 – Esteja interessado
Puxar assunto é ótimo, contudo, não adianta nada se você abaixar a cabeça para mexer no celular. Então, demonstre interesse na conversa, preste atenção. Aliás, uma grande dica é: procure sempre manter uma comunicação visual.
3 – Peça explicações
De repente, no meio da conversa, você ouve algo que nunca ouviu antes. Se isso acontecer, não se sinta envergonhado e pergunte do que se trata! Além de adquirir conhecimento, essa é uma forma de fazer o assunto se estender mais um pouco.
Basicamente, toda forma de aproximação ou de aprofundamento na conversa é ótimo para quebrar o gelo.
4 – Esteja por dentro do que tem ocorrido no mundo
No meio da conversa surgiu um momento de silêncio constrangedor. O que fazer? Comente sobre alguma notícia, algum acontecimento recente que tem causado vários comentários.
Por causa disso, se manter informado é muito útil. De forma geral, assuntos atuais são excelentes na hora de manter uma conversa ou quebrar o gelo.
5 – Compartilhe
A pessoa com quem está conversando contou uma história engraçada ou até mesmo constrangedora? Então, conte uma sua também!
Como resultado disso, você estará mais próximo de seu interlocutor. Com certeza, isso vai causar boas risadas. E nada melhor que sorrir para quebrar o gelo de qualquer conversa.
6 – Se inspire
Você conhece alguém que se comunica muito bem e que você gostaria de fazer parecido? Então analise e estude como essa pessoa se comunica. Veja as brechas de que ela se aproveita e tente fazer o mesmo.
7 – Pratique
Sabe toda a análise que você fez de quem admira? Quer fazer igual ou ao menos parecido? Então, a melhor forma de conseguir isso é praticando. Por exemplo, no ônibus, na fila da lotérica, com seu vizinho. Converse, conte suas piadas e faça as coisas como sempre quis.
8 – Seja honesto
A conversa está tomando um rumo mais profundo? O assunto que antes era “quantos irmãos você tem” mudou para “do que você tem medo?”. Não tem problema. Siga a conversa da forma que se sentir confortável e seja honesto. Quem sabe desse diálogo não surge uma grande amizade?
9 – Faça elogios sinceros
Se tem algo de que gostou muito na pessoa com quem está conversando elogie. Não existe mal algum em destacar algo positivo no outro. Só não exagere e seja sincero, isso com certeza vai ajudar a quebrar o gelo.
10 – Quem quebra o gelo primeiro?
Acredite, você não é o único que sente medo de dar o primeiro passo e tentar quebrar o gelo. Todos sentem isso! Sim, nesse caso você é todo mundo. Não espere que o outro tome iniciativa e quebre o gelo. Vá em frente e mostre as habilidades que aprendeu aqui.
Mas, e quando a situação é ao contrário dessa e a dificuldade for de fazer a outra pessoa se calar? Nesse outro post você confere excelentes dicas para dominar a situação: Como calar a boca de alguém e como falar menos.
Fonte: Incrível.
Imagens: Sapo, Freepik, JRM Coaching, Eric Fer, Bruno Perin, Band FM, Santo Papo, Ingredientes do Sucesso, Freepik, Época Negócios.
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