“A história se repete, mas a força deixa a história mal contada”, já cantava o vocalista do Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger. O passado tende a ganhar novos significados a todo momento, devido ao hábito do ser humano de estar sempre reinterpretando tudo.
Isso não é necessariamente ruim, porém, pode criar ruídos perigosos nos fatos que aconteceram. Muitos momentos do que aconteceu são esquecidos, seja propositalmente ou não. Pior do que isso, muitas informações que não são verdadeiras, mitos, ganham ares de verdade e se perpetuam.
Não seria diferente com um dos principais momentos históricos da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Muitas coisas que acreditamos sobre o nazismo, não passam de mitos. Você sabe quais são? O Segredos do Mundo fez uma lista para você. Vem com a gente descobrir.
Confira os 7 maiores mitos já ditos sobre o nazismo?
1 – Suástica
A suástica é conhecida como o grande simbolo do mal, devido ao fato de ser associada ao maior simbolo do nazismo. Ela realmente foi o simbolo do nazismo, porém, ela é mais antiga do que o nazismo e tinha outro significado.
Ela é encontrada em muitas culturas antigas, dos greco-romanos até o budismo e hinduísmo. Ela muda seu significado de cultura para cultura, mas na maioria delas simboliza a felicidade.
2 – Judeus mortos
Foca-se tanto na morte dos judeus nos centros de concentração, que esquece-se que eles não foram os únicos. Deficientes físicos e mentais, ciganos, homossexuais, maçons, comunistas, testemunhas de jeová e negros também foram mortos pelos policiais nazistas. Isso por causa da hegemonia buscada, ou seja, a sobreposição de uma “raça superior”.
3 – Raça superior
Os nazistas levaram ao limite a ideia de superioridade, porém, não foram eles que criaram essa ideia. A palavra eugenia foi criada pelo pelo primo em segundo grau de Charles Darwin, Francis Galton. Ela significa a busca por produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas.
Antes disso a humanidade já debatia sobre questões raciais do tipo. Os Estados Unidos foram os primeiros a criar leis sobre isso, antes da 2° guerra mundial.
4 – Todo alemão era nazista?
Ninguém era obrigado a se tornar nazista, ou seja, se filiar. Isso tinha vantagens, porém, não era obrigatório. Muitas pessoas eram infiltrados, e acabaram sendo mortos, porém, realmente havia alemães não nazistas.
5 – Exército alemão
O exército alemão não contava apenas com alemães. Havia muitos estrangeiros nesse exército, como muçulmanos dos Bálcãs, simpatizantes espanhóis, franceses, ingleses e até mesmo alguns grupos de judeus estrangeiros. Até soviéticos fugindo da União Soviética entraram no exército nazista.
6 – Ouro roubado
Acredita-se que os nazistas escondiam o ouro roubado debaixo do chão. Eles roubaram sim, mas não esconderam no chão. A maior parte dele foi “escondida” nos cofres da Suíça e da Suécia durante a guerra. Depois do conflito, outra parte foi levada para os Estados Unidos e para a URSS.
7 – Nazistas no Brasil
Afirma-se que o Brasil era o país com mais pessoas filiadas ao partido nazista do mundo, porém, isso é um erro. No Brasil, havia 3 mil deles. Em compensação, nos Estados Unidos, haviam no minimo 25 mil nazistas.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como era a morte nas câmaras de gás nazistas?
Fonte: Aventuras na História
Imagem: Brasília de Fato
O post Esses são os maiores mitos já inventados sobre o Nazismo apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Esses são os maiores mitos já inventados sobre o Nazismo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário