Você já ouviu falar de sinestesia? Tente imaginar como seria se você conseguisse sentir a música na sua pele, como se pudesse toca-la. Ou então, imagine conseguir sentir o gosto das cores, de cada uma delas. Mais ainda, tente escutar o som de cada cor que você conseguisse enxergar. Na prática, isso é exatamente a sinestesia.
A sinestesia é um distúrbio neurológico aonde as sensações se misturam na sua mente. Em linguagem formal, é quando um estímulo de um sentido causa reações em outro, criando uma grande salada sensorial. É como se a visão,o olfato, a audição, o paladar e o tato se unissem de alguma forma em sua mente.
Sinestesia
Quem sofre de sinestesia, é um sinesteta. Em relatos de pessoas que tem essa condição, você pode notar que elas podem ouvir quando veem lápis de cores, sentir o gosto do número 21 e até mesmo saborear um bom solo de guitarra.
Uma pessoa comum, recebe os estímulos externos e os processa em paralelo no cérebro. Um objeto visto segue uma rota específica até o córtex visual; os sons fazem seu próprio caminho até chegar ao córtex auditivo; e assim por diante. Porém, no cérebro dos sinestetas, essas trilhas se cruzam, gerando uma conexão entre as mais variadas sensações.
“Esse é um processo cerebral involuntário”, diz a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “A sinestesia é comum em algumas famílias e está relacionada a pelo menos três cromossomos”, diz a psicóloga britânica Julia Simner, da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Essa sensação também pode acontecer com pessoas sob uso de drogas, porém, é aleatório. Quem realmente tem a condição da sinestesia, sempre encara a mistura das sensações no dia a dia.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 10 transtornos de personalidade mais comuns atualmente
Fonte: Super Interessante
Imagem: Phouse Curso de Redação
O post O que é sinestesia? Conheça essa mistura de sensações no cérebro apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
O que é sinestesia? Conheça essa mistura de sensações no cérebro Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário