Você sabe que Candomblé é uma religião, certo? O que muita gente não sabe é o que se passa nos rituais devido a mistificação e preconceito com uma das religiões raízes do Brasil.
A religião é tipicamente africana, e foi trazida ao Brasil pelos negros que foram trazidos como escravos.
E o preconceito em torno da cultura começou aí, logo no início. A Igreja Católica proibiu que o ritual fosse feito. Segundo eles, o ato era criminoso, pois os santos católicos eram omitidos, e os Orixás, Inquices e Vodus eram exaltados.
O candomblé é conhecido por ser realizado em terreiros abertos, por haver danças ao ritmo de atabaques e cantos que cultuam orixás.
Saiba mais sobre o candomblé
1. Lugares para as cerimônias
O lugar onde são feitos os rituais são templos chamados de roças, casas ou terreiros. Podem ser do tipo que só mulheres assumem a liderança, ou o mesmo só para os homens e o misto.
2. Como acontece
O pai de santo ou a mãe de santo ficam responsáveis por guiar a cerimônia. No ritmo de dança é feito o despacho do Exu. Quando o tambor começa a tocar os filhos de santo começam a invoca os orixás. O mínimo que um ritual comum dura é cerca de duas horas.
3. É diferente da Umbanda
Há ainda quem confunda os dois, mas são religiões diferentes. No candomblé os oixás incorporados são divindades da natureza. Já na Umbanda são espíritos encarnados ou desencarnados.
4. Oferendas
Após a iniciação, são feitas as oferendas e consultas espirituais. É jogado o búzio, conchas do mar usadas como espécie de oráculos para fazer previsões e orientações.
5. Grupos que cultuam
Os grupos que mais se destacam nos rituais são os sudaneses e os bantos. O primeiro são vindos da Nigéria e do Benin, o segundo são vindos do Congo, Angola e Moçambique.
6. O que faz parte dos rituais
Os rituais são marcados por apresentações artísticas muito bonitas. Para essas apresentações são usados atabaques e cantos nos idiomas ioruba ou nagô.
7. Iniciação
Para frequentar um ritual do Candomblé é preciso uma passagem. São 21 dias recruso em um cômodo, o chamado runcó. Você deve vestir apenas branco e ter contato apenas com o zelador da casa. Depois é feito o processo de saída e você estará apto a frequentar os terreiros.
Fonte: Fatos desconhecidos
O post Candomblé: fatos que você descobre indo a um terreiro apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
Candomblé: fatos que você descobre indo a um terreiro Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário